SÃO PAULO: Delegados de Polícia Federal de São Paulo pedem aprovação da PEC 412

Salvar imagem

REPÓRTER: Com o objetivo de proteger a Polícia Federal de possíveis interferências políticas, os delegados da corporação em São Paulo aderiram à campanha pela aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição, a PEC 412, que prevê a autonomia financeira e administrativa da Polícia Federal em relação ao governo. Atualmente, a PF é vinculada ao ministério da Justiça e, por isso, cabe ao governo federal escolher o diretor-geral da corporação e definir em que os recursos destinados à polícia vão ser aplicados. De acordo com a diretora-regional da Associação dos Delegados de Polícia Federal, a ADPF de São Paulo, Tânia Fernanda Pardo, o amadurecimento dos trabalhos da Polícia e os resultados alcançados nas recentes operações fazem com que o momento seja o mais adequado para a votação da proposta.

SONORA
: Tânia Fernanda Pardo, diretora-regional da Associação dos Delegados de Polícia Federal, em São Paulo
“Autonomia orçamentária, autonomia administrativa? A PF tem isso? Não tem. E isso, nós estamos reivindicando desde 2009 com a PEC 412. Ela consegue força agora que a PF amadureceu mostrou seu trabalho, estamos buscando a aprovação dela.”

REPÓRTER
: Para pressionar os parlamentares a votarem a PEC, uma carta do povo brasileiro ao Congresso Nacional está sendo assinada pela população. De acordo com a ADPF, o documento já tem mais de 300 mil assinaturas. A meta é alcançar dois milhões de assinaturas. Para o relator da PEC 412, deputado João Campos,  a autonomia da Polícia Federal é uma exigência da população do país.

SONORA
: deputado Federal, João Campos, PSDB-GO
“Essa pauta não é uma pauta da associação dos delegados. Hoje, pelo que percebo, é uma pauta da sociedade brasileira. É só verificar nas manifestações o povo com placas, cartazes querendo a autonomia da Polícia Federal”.

REPÓRTER
: Para assinar o documento que pede a autonomia da Polícia Federal, basta acessar o site da ADPF. O endereço eletrônico é adpf.org.br

 

Reportagem, João Paulo Machado

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.