SÃO PAULO: 38 mil agentes combatem o mosquito no estado

Mais de 120 mutirões de limpeza foram organizados nos municípios

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPORTER: O Brasil está mobilizado no combate ao Aedes aegypti. Agentes de saúde e várias outras instituições como as Forças Armadas, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, além de outros profissionais especializados estão na guerra para combater a dengue a chikungunya e o Zika. E em São Paulo não é diferente.
Até o momento, mais de 120 mutirões de limpeza foram organizados nos municípios, com objetivo de acabar com criadouros do mosquito. Nathália de Oliveira, de 23 anos, mora em Presidente Prudente, um dos municípios que está organizando mutirões de limpeza. Ela conta que, já teve a visita dos agentes de combate ao Aedes aegypti e que eles estão retornando às casas de forma rotineira.
Os profissionais de saúde de São Paulo, como médicos e enfermeiros estão passando por treinamento para também orientar os pacientes de todo estado para os riscos do Aedes. Além disso, aos finais de semana, cerca de 38 mil agentes de combate ao mosquito percorrem as ruas dos municípios paulistas, de acordo com dados publicados no site do governo estadual. A ideia é aproveitar a presença das famílias em casa para a vistoria e repasse de informações necessárias para que todos entrem no combate ao mosquito. A única forma de proteção contra a dengue, chikungunya e Zika, é impedir que o Aedes nasça com ações de limpeza em casa.
De acordo com o Ministério da Saúde, 70 por cento da população do Aedes aegypti nasce dentro de casa. Por isso, a participação da população é fundamental. Saiba mais na internet, no endereço  combateaedes.saude.gov.br

 Com a colaboração de Augusto Aguiar, reportagem, Marquezan Araújo

 

VEJA MAIS

SÃO PAULO (SP): Na zona Leste, tendas de saúde atendem moradores com suspeita de dengue, chikungunya e vírus Zika

SÃO PAULO: Mais de nove milhões de imóveis do estado receberam a visita de agentes de saúde contra o Aedes aegypti.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.