SÃO JOSÉ DE RIBAMAR (MA): Município pede participação da comunidade no combate

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Para monitorar a quantidade de focos do mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya encontrados em São José de Ribamar e elaborar estratégias para eliminar os criadouros da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde faz levantamento de infestação. O grau dessa insatisfação pode variar entre satisfatório, alerta ou risco. Há quatro anos, São José de Ribamar está em alerta.  Para reduzir esse índice, ações de combate estão sendo feitas pelos gestores e agentes de saúde do município, mas somente com a participação de cada morador é possível melhorar a situação epidemiológica da cidade.
 
TEC/SONORA: Joseneide Silva, coordenadora de arboviroses do Maranhão

“Eles (moradores) são atores principais envolvidos também. Essa conscientização, essa sensibilização realmente tem que existir. Se você deixar um depósito com água parada e você na tua cidade ter infestação do (mosquito) e você deixa um ambiente favorável, a tendência que ele vá realmente se proliferar.”
 
LOC: Mais de vinte e uma mil pessoas já contraíram Dengue, Chikungunya e Zika no Maranhão. Você pode evitar que outras pessoas sofram dessas doenças colocando em prática atitudes simples no seu dia a dia. Elimine dentro e fora de casa, objetos que possam acumular água e proteja a saúde da sua família. Sua participação é fundamental para o combate ao mosquito. Tire dúvidas sobre prevenção e combate no site do Ministério da Saúde. Acesse: saude.gov.br/combateaedes 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.