Data de publicação: 19 de Abril de 2017, 22:57h, Atualizado em: 17 de Julho de 2020, 18:31h
LOC: O cozinheiro Élber Souza, 56 anos, estava com tosse seca havia mais de três semanas. O filho o incentivou a procurar um atendimento médico. No hospital ele fez vários exames. Na hora de receber o resultado veio o susto. Ele foi diagnosticado com Tuberculose.
TEC/SONORA: Élber Souza, cozinheiro.
“Fiquei triste, chorei, me desesperei um pouco, mas depois passou. Porque assim como apareceu em mim pode aparecer em qualquer pessoa. É uma coisa pra gente não ter medo. A gente tem que encarar a realidade porque, se tiver que acontecer, acontece.”
LOC: São José de Ribamar é o segundo município com mais casos de Tuberculose, no Maranhão. Em 2016, foram 72 notificações e sete mortes. Este ano, já foram realizados mais de 1.000 exames durante a campanha de combate à doença. Segundo o secretário de Saúde de São José de Ribamar, Tiago Fernandes, grande parte dos casos é diagnosticada na zona rural e nas comunidades quilombolas. Muitos não procuram atendimento médico.
TEC/SONORA: Tiago Fernandes, secretário de Saúde.
“Muita gente ainda pensa que aquela tossezinha ainda pode ser uma gripe. E eles não têm o conhecimento que aquilo pode evoluir para a Tuberculose. Os agentes comunitários de saúde, com os chefes de equipe, têm ido a essas comunidades levar essa informação, sensibilizar a população para enfrentar esses sintomas e, principalmente, a Tuberculose.”
LOC: A Secretaria de Saúde tem também intensificado as ações nas escolas. Pais e alunos participam de palestras educativas sobre a doença. O diagnóstico da Tuberculose é feito por meio de exames de raios x e escarro. Caso apresente tosse há mais de três semanas, cansaço, febre e falta de apetite procure uma unidade de saúde. A Tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito.
Para mais informações sobre a Tuberculose acesse saude.gov.br Ministério Saúde, Governo Federal.