SÃO JOÃO DOS PATOS (MA): Chuva e falta de saneamento favorecem infestação do mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
LOC: Período de chuvas é período para preocupação em São João dos Patos. Objetos e locais que acumulam água servem de criadouro para o mosquito da Dengue, doença que pode até levar a morte. Outra questão preocupante em São João dos Patos é a falta frequente de abastecimento de água, o que faz com que os moradores da cidade precisem armazenar água para o consumo. Porém, o acondicionamento incorreto de água também favorece para o mosquito colocar os ovos e se proliferar. Como explica o supervisor de campo de São João dos Patos, Edson de Sousa.
 
TEC/SONORA: Edson de Sousa Galvão, supervisor de campo de São João dos Patos (MA)
 
“Aqui no Maranhão as chuvas estão começando agora. Então sempre acontece, todos os anos, a partir de outubro, a primeira chuva, e a tendência é aumentar o número de focos. Sem falar quanto mais falta de água, com o ‘verãozão’ que está tremendo, aí falta água e todo mundo armazena.”
 
LOC: O supervisor de campo de São João dos Patos, Edson de Sousa, também destaca que objetos jogados no chão, como embalagens, sacos plásticos, copos, tampas de garrafa podem acumular água e virar foco do mosquito da Dengue.
 
TEC/SONORA:  Edson de Sousa Galvão, supervisor de campo de São João dos Patos (MA)
 
“E com as chegadas das chuvas também, a quantidade de focos aumenta por causa do lixo que acumula água. Por isso que todo começo de ano, para a nossa região, cresce a quantidade de focos encontrados.”
 
LOC: Os moradores devem ficar atentos não só nesse período de chuvas como em todos os dias do ano. Na cidade, 11 agentes visitam cerca de 10 mil casas por dia e precisam da sua colaboração. Faça como o Ministério da Saúde recomenda, reserve 15 minutos por semana para verificar e eliminar possíveis focos do mosquito em casa. Evite que você e sua família fiquem doentes dessas doenças. Saiba mais na internet, no site: saude.gov.br/combateaedes 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.