SÃO JOÃO DA BARRA (RJ): Disque 0800 é a nova ferramenta no combate ao Aedes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A luta contra o Aedes aegypti ganhou mais um reforço em São João da Barra, com o novo canal de comunicação direta com o Núcleo de Controle de Zoonoses e a Vigilância Ambiental.

A partir de um disque 0800, os moradores podem encaminhar reclamações, solicitações de serviços e pedir informações sobre a dengue, a febre chicungunya e o vírus Zika. Além disso, também é possível fazer denúncias sobre lugares onde possa haver focos do mosquito transmissor dessas doenças.  O número de telefone é: 0800-249071.

A secretária de Saúde, Elizabeth Senra, faz um apelo à população. Ela pede que todos comprem a briga contra o Aedes e usem o 0800 para evitar a proliferação do mosquito.

Segundo ela, 70 agentes de saúde fazem visitas diárias a imóveis e residências para realizar uma vistoria e eliminar possíveis criadouros. Quando os profissionais baterem na sua porta, deixe-os entrar. Esse trabalho é fundamental para o combate ao Aedes.

Os agentes também orientam e informam as comunidades sobre as melhores formas de enfrentar o mosquito. Eles também aplicam larvicida e colocam tela em caixas d’água quando isso é necessário.

Se durante a visita um morador relatar algum sintoma de dengue, chicungunya ou Zika, ele é orientado a procurar a Unidade de Saúde mais próxima para consulta médica e realização de exames.

 

De acordo com a prefeitura, nos dois primeiros meses do ano foram confirmados dez casos de dengue, três casos suspeitos de Zika em adultos, sendo uma gestante. Embora as ocorrências sejam baixas, o coordenador de Vigilância em Saúde, Sergio Moreira dos Santos, lembra que os cuidados contra o Aedes devem ser constantes.

 

Fazer uma faxina semanal para eliminar possíveis criadouros, tampar caixas d’água, limpar calhas e não deixar acumular água em pneus, vasos, garrafas e materiais semelhantes são medidas simples, mas capazes de evitar que o mosquito se multiplique.

 

Para saber mais sobre o enfrentamento ao mosquito, acesse: combateaedes.saude.gov.br.

 

Reportagem, Isadora Grespan.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.