SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA (AM): Ações de combate ao mosquito são intensificadas no município

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de São Gabriel da Cachoeira, a situação é de risco para epidemia do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. O problema é que o verão está chegando, trazendo chuva e calor, condições ideais para que o mosquito se reproduza. Para ajudar no combate, o Exército enviou na última semana de novembro 100 homens para mutirão de limpeza em bairros, como Areal e Miguel Quirino, onde o maior problema é o lixo.  A Coordenadora da Dengue, Nelsília Matos informa que outro foco da Prefeitura são os terrenos baldios.
 
SONORA: Nelsília Matos, Coordenadora da Dengue.
 
“Temos problemas com terrenos baldios. Ou seja, muitos proprietários aqui têm terrenos e deixam lá, não tomam cuidados direito. Então, nós estamos planejando fazer esse levantamento, tanto de pontos estratégicos, como de terreno baldio. Entrar em contato com o proprietário, porque em um primeiro momento a gente quer alertar. E o segundo momento já seria com essa parte de notificar e entrar com o Ministério Público.”
 
LOC: Se, você é proprietário de algum imóvel que está fechado ou terreno sem construção, mantenha o local sempre limpo. As visitas que os quase 140 agentes de saúde fazem às casas da cidade têm sido fundamentais no combate. De manhã ou à tarde, um deles pode bater à sua porta, e você precisa deixa-lo entrar para que seja verificada a existência de focos do mosquito em sua casa. Caso sinta qualquer sintoma da Dengue, Zika e Chikungunya procure a unidade de saúde mais próxima para começar logo o tratamento, e não descuide da limpeza de casa. Se cada um fizer o seu, vamos nos livrar de vez do mosquito. Saiba mais na internet, no endereço saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.