SÃO FELIX DO XINGU (PA): Índice de infestação cai na região

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: São Felix do Xingu, no sudoeste Paraense, já foi considerado um município com índice de infestação de risco em relação ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.  Nos anos anteriores a 2017, São Félix do Xingu ficou entre os a líderes de casos notificados de Dengue no estado.  Hoje, o município, vive uma situação controlada devido às ações realizadas de combate ao mosquito, como avalia o secretário de Saúde do município,  Adão Veras.

 TEC/SONORA: Adão Veras, secretário de Saúde.

 “A gente vem acompanhando os índices por bairro e está diminuindo bastante. Tinha bairro com índice (de infestação) com 20% e hoje está praticamente zerado. A parte educativa é muito importante. A gente está fazendo as campanhas com limpeza das ruas, orientação de casa em casa, nas escolas e mutirão com as secretarias de Turismo e Educação”. 

 LOC: Segundo o secretário Adão Veras, não há registro de Zika e Chikungunya na cidade. E em todo os Estado do Pará, o Boletim Epidemiológico de 2017, emitido pela Secretaria de Estado de Saúde, aponta a queda de 74% nos casos de Dengue, em relação ao mesmo período do ano passado. A coordenadora Estadual de Controle da Dengue, Zika e Chikungunya, Heloísa Porto, sugere que se faça uma vistoria de apenas dez minutos por semana para combater o foco do mosquito e reduzir os casos de dengue no estado.

 TEC/SONORA: Heloísa Porto, coordenadora estadual de Controle da Dengue, Zika e Chikungunya.

 “A gente orienta que, pelo menos dez minutos por semana, a se faça esta verificação na nossa casa para ver se há presença ou não de depósito de água. Cada município, cada estado, tem um depósito predominante. Têm aqueles em que o depósito predominante é o lixo, outros são pneus, caixa d’água. Cada município tem uma realidade. A nossa orientação é para que tenha o cuidado para não acumular água.”

 LOC: A Secretaria de Saúde do Pará monitora os 144 municípios que receberam o incentivo do Ministério da Saúde, para vigilância, prevenção e controle da Dengue, e distribui às prefeituras inseticidas (larvicidas e adulticidas) para o controle. Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.