SÃO CRISTÓVÃO (SE): Mais de três mil casos confirmados de Chikungunya colocam brigada de agentes nas ruas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Mais de três mil casos de Chikungunya foram confirmados em São Cristóvão no ano passado. Os dados são da Secretaria de Saúde de Sergipe e estão no ultimo boletim epidemiológico, publicado em dezembro. Para evitar um aumento no número de casos em 2017, a cidade conta com a parceria da Secretaria Estadual de Saúde, que está com uma brigada de agentes visitando todos os municípios do Estado. O objetivo é um só: eliminar os focos do mosquito.
A gerente do Núcleo de Endemias do estado do Ceará, Sidney Sá, explica como funciona essa parceria entre estado e município no combate ao mosquito, que também transmite Dengue e Zika.

TEC./SONORA: Sidney Sá, gerente do Núcleo de Endemias estadual
“Erradicar eu acho meio difícil nessa época, mas controlar a gente consegue, basta querer. É preciso que a gente queira controlar esse danado, é importante isso. E de que forma entra a parceria e de que forma os municípios colaboram com o trabalho da brigada? Eles colaboram no sentido de nos ofertar um ponto de apoio para que esses agentes possam estar colocando seu material, no dia ou nos dias em que os agentes estão trabalhando. Eles ofertam muitas vezes alimentação para esses agentes.”

LOC.: Não são somente os casos de Chikungunya que preocupam. A agente comunitária de saúde Fabiana de Abreu, de 35 anos, foi uma dos 15 casos confirmados do Zika no ano passado em São Cristóvão.

TEC./SONORA: Fabiana de Abreu, 35 anos, agente comunitária de saúde
“Bastante febre, prostração, falta de apetite, muitas dores, coceira e manchas. A gente fica impossibilitada até de levantar da cama, eu fiquei dois dias pelas mãos dos meus parentes. Eu não conseguia nem vestir a roupa, não conseguia me alimentar, foi horrível. Até hoje eu sinto dores do lado direito, da perna. Tem dias que eu levanto que não consigo nem colocar o pé no chão”.

LOC.: Qualquer um pode pegar Dengue, Zika ou Chikungunya. Então, cuide da sua casa e rua, para que nenhum familiar ou amigo fique doente. Saiba mais sobre Dengue, Chikungunya e Zika no site do Ministério da Saúde. Acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal. 


 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.