SÃO BERNARDO DO CAMPO (SP): Aumenta o número de casos de Tuberculose em 2017

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: São Bernardo do Campo preocupa as autoridades de saúde do município. A cidade registra um aumento considerável no número de casos da Tuberculose. Enquanto em todo o ano de 2016 foram 238 pacientes com a doença, em 2017, até agora, já são 100 casos confirmados. A enfermeira e coordenadora do Programa de Tuberculose de São Bernardo do Campo, Andréia Zagminani, diz que a prefeitura intensificou o trabalho de identificar pessoas contaminadas e o esforço está dando resultados, o que pode ajudar no controle da doença. Segundo ela, no entanto, a barreira do preconceito é muito grande. Para combatê-lo, a prefeitura promove ações com pacientes, familiares e amigos da pessoa com Tuberculose para diminuir o estigma da doença. Para Andréia, a maior arma para ajudar no tratamento é a informação.

TEC/SONORA: Andréia Zagminani, enfermeira e coordenadora do Programa de Tuberculose de São Bernardo do Campo.


“Eu oriento sobre a doença, sobre o tratamento, o que pode ser feito e o que não pode. Tentar quebrar alguns estigmas, como ter que separar utensílios pessoais, que não pode pegar na mão, que não pode abraçar, nem beijar. E com essa informação eu peço para que eles também sejam multiplicadores. E aí nós fazemos um segundo encontro, onde nós certificamos esses pacientes e acompanhantes como multiplicadores de orientação.”

LOC: A Tuberculose é transmitida pelo ar e acomete qualquer pessoa. Se você apresentar tosse prolongada por mais de três semanas, procure uma unidade de saúde. A Tuberculose tem cura e o tratamento é oferecido gratuitamente pelo SUS. Quem fez o tratamento e se deu bem foi Marcos Ferreira, 47 anos, do serviço de limpeza da cidade.

TEC/SONORA: Marcos Ferreira, trabalhador do serviço de limpeza de São Bernardo.


“Eu não deixei de tomar os medicamentos. Nunca perdi um dia de trabalho e a preocupação é sempre a família, ajudando, e deu tudo certo. Pra tudo tem solução, somente basta a gente querer, almejar um melhor para si, né?”

LOC: A mais comum das Tuberculoses é a que ataca os pulmões, embora ela possa também se manifestar em outros órgãos do corpo. O importante é ficar atento aos principais sintomas:  tosse prolongada, principalmente,  febre, perda de apetite e cansaço. Casa haja aparecimento de algum deles, basta fazer os exames em uma unidade de saúde para identificar se a pessoa tem ou não a doença. A Tuberculose tem cura. Para mais informações sobre a doença, acesse saude.gov.br. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.