SANTO ANTÔNIO DO MONTE (MG): Município está em situação de alerta para infestação do mosquito.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Segundo o Ministério da Saúde, Minas Gerais soma mais de 540 mil casos de Dengue, Zika e Chikungunya.  São aproximadamente 80 municípios infestados pelo mosquito. Santo Antônio do Monte é um deles e está oficialmente em situação de alerta de infestação, segundo o Ministério da Saúde. O cálculo feito para se chegar a este índice é a relação do número de casas visitadas vezes a quantidades de focos encontradas. Então, se várias casas foram visitadas e em menos de 1% delas foram encontrados focos, o índice é satisfatório. O índice atual de Santo Antônio do Monte é de 2,2. A dona de casa, Divaní Silveira, é moradora do bairro São José e já foi vítima da Dengue.
 
SONORA: Divaní Silveira, dona de casa.
 
“Não gosto nem de pensar. Você sente tanta dor nas juntas, nas articulações do corpo, não tem vontade de se alimentar. Tem hora que dá vontade de vomitar, não sente aquela vontade de fazer as coisas e não tem aquele ânimo. Fica uma pessoa totalmente desanimada, morro de medo de pegar de novo.”
 
LOC: Grande parte dos potenciais criadouros do mosquito se encontram nas residências, em tudo o que possa juntar água parada. São os vasos de plantas, garrafas, piscinas e calhas. São objetos ou estruturas que fazem parte do dia a dia das pessoas e que merecem toda a atenção porque podem estar escondendo larvas do transmissor das doenças. A palavra de ordem é prevenção. O vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz, José Cerbino lembra que não há uma intervenção médica específica para combater a doença.
 
SONORA: José Cerbino, vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz.
 
“No tratamento a gente não tem um remédio específico, um tratamento que combata o vírus da dengue. Então o tratamento na verdade é direcionado para os sintoma, então você faz uma analgesia e um anti-térmico, porque tira a febre e tira a dor da pessoa e, principalmente, com a hidratação. Porque há um quadro de desidratação associado à dengue, que pode ser leve ou pode ser muito grave. E é a correção dessa desidratação que vai prevenir que as pessoas evoluam para quadros mais graves”.
 
LOC: Eliminar os focos do mosquito em água parada é a melhor forma de combater o problema. A responsabilidade é de todos; cuidados simples e de rotina podem salvar vidas. O Ministério da Saúde orienta que quinze minutos de vistoria por semana são suficientes para manter o ambiente limpo. Pratinhos com vasos de planta, lixeiras, baldes, ralos, calhas, garrafas, pneus e até brinquedos podem ser os vilões e servir de criadouros para as larvas do mosquito. Saiba mais sobre como combater o transmissor, na internet, no endereçocombateaedes.saude.gov.br.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.