SANTARÉM (PA): Em janeiro, meninas a partir dos nove anos devem tomar a vacina contra o HPV

Pais e responsáveis devem aproveitar o período de férias escolares e levar as meninas com idade entre nove e 13 anos para tomarem a segunda dose da vacina contra o HPV, vírus que causa o câncer do colo do útero. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Pais e responsáveis devem aproveitar o período de férias escolares e levar as meninas com idade entre nove e 13 anos para tomar a segunda dose da vacina contra o HPV, vírus que causa o câncer do colo do útero. Em Santarém, no Pará, apenas 20 por cento da meta estipulada pelo Ministério da Saúde foi alcançada. O objetivo é imunizar pelo menos 75 por cento das adolescentes. O tratamento é de graça e precisa ser feito em três etapas. A enfermeira Áurea Gomes, responsável pela vigilância epidemiológica do município de Santarém, aconselha que as famílias levem as adolescentes para tomarem a segunda dose da vacina.
 
SONORA: Áurea Gomes, enfermeira
 
“Peço aos pais e mães, que dê apoio pra elas, que essa é uma vacino muito importante, e aqui em Santarém nós temos a vacina disponível, é só procurar a unidade básica de saúde das 8h às 17h, que vai encontrar essa vacina.”
 
REPÓRTER: De acordo com a enfermeira, Áurea, todas as comunidades ribeirinhas são atendias pelos barcos hospitais. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica a importância do tratamento para as adolescentes e lembra que as mulheres em idade adulta precisam fazer o exame Papanicolau.
 
SONORA: Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“Essa geração que está sendo vacinada contra o HPV, combinando a vacina contra o HPV com o exame Papanicolau a partir dos 25 anos, pode ser a primeira geração livre de morte por câncer de colo do útero. Por isso as famílias não podem perder essa oportunidade, e não devem dar ouvidos a boatos de redes sociais a boatos que não tem nem comprovação no Brasil ou em qualquer lugar do mundo. Essa vacina é uma vacina cara antes de ser incorporada pelo SUS, hoje qualquer menina do nosso país pode estar protegida contra o câncer de colo do útero.”
           
REPÓRTER: Dados do Instituto Nacional do Câncer, Inca, indicam que em 2015, cerca de mil mulheres devem ser diagnosticadas com câncer no útero, somente no estado do Pará. As cidades de Mojuí dos Campos, Monte Alegre e Belterra, estão com baixa procura pela vacina, moradores dessas localidades devem levar as meninas em idade entre nove e 13 anos para a aplicação da vacina. 
 
Reportagem, Rodrigo Santos

Receba nossos conteúdos em primeira mão.