SANTANA DO IPANEMA (AL): Mais de 5 mil imóveis devem ser vistoriados, no combate à Dengue, Zika e Chikuingunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC:Santana do Ipanema continua na guerra contra o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Na cidade, 19 agentes de controle de endemias e 109 agentes comunitários de Saúde estão nas ruas, eliminando criadouros e ensinando a população a se prevenir do inseto.Janaina Tenório, de 42 anos, mora em Camucinga e pegou Chikungunya. A recepcionista relata que sentiu muitas dores no período em que ficou doente. Depois do sofrimento, Janaína toma mais cuidado para evitar novos focos do mosquito em casa.
 
TEC/SONORA:Janaina Tenório, recepcionista
“Não acumulo lixo no quintal, garrafa, pneus também. Que cada um tenha consciência para a gente tentar amenizar [a situação], porque quem já teve a doença sabe o sofrimento que é.”
 
LOC:Em Santana do Ipanema, mais de 14 mil imóveis já foram vistoriados, segundo a secretaria municipal de Saúde. O objetivo da prefeitura é que mais cinco mil sejam visitados pelos agentes de combate até o fim do ano. E outra forma que a população pode colaborar é deixar os agentes entrarem nas casas e ouvir orientações, como pede o Secretário Municipal de Saúde de Santana do Ipanema, Paulo de Almeida.
 
TEC/SONORA:Paulo de Almeida, Secretário Municipal de Saúde
“A gente implora à população que use o bom senso e veja que o agente de saúde está identificado com fardamento da Secretaria Municipal de Saúde, com seus equipamentos em suas bolsas e está indo ali fazer o bem para a população. Porque se a gente não prevenir, a tendência é cada vez mais piorar. Então, eu peço encarecidamente à população de Santana do Ipanema que nos ajude.”

LOC:Em toda a cidade, mais de 150 pessoas tiveram Dengue, 44 Chikungunya e 15 Zika, segundo informações divulgadas pelo próprio secretário de Saúde de Santana do Ipanema. Então, não seja a próxima vítima. É só dedicar alguns minutos na sexta-feira, como sugere o Ministério da Saúde, para eliminar focos do mosquito. Para saber mais acesse: saude.gov.br/combateaedes. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.