Data de publicação: 11 de Abril de 2017, 00:10h
...
LOC: De acordo com o último levantamento feito pela Secretaria de Saúde do Amapá, o índice de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya em Santana foi de 1,2%, número um pouco acima do que é permitido, que é de 1%. Mesmo que Santana tenha registrado um índice baixo de infestação, é preciso que todos continuem fazendo a sua parte e não permita que o mosquito nasça. O governador do estado, Waldez Góes, pede que a população de Santana continue tomando medidas de prevenção.
TEC/SONORA: Waldez Góes, governador do Estado do Amapá.
“Está provado que a prevenção é a grande ação que a gente deve realizar e manter a sociedade mobilizada. Então, eu quero fazer este registro. Agradecer em nome do Amapá todo o apoio que a gente vem recebendo do Governo Federal, do Ministério da Saúde, do Exército Brasileiro, da Marinha do Brasil e, sobretudo, dos agentes do Amapá, públicos e privados, sociedade civil, servidores públicos e imprensa que tem contribuído de forma significativa nesta campanha de combate ao mosquito.”
LOC: Segundo o secretário de Saúde do município, Alberto Negrão, a população é um dos principais atores para ajudar neste combate.
TEC/SONORA: Alberto Negrão, secretário de Saúde de Santana.
“Eu queria falar para toda a população de Santana da importância de nós cuidarmos dos nossos quintais, cuidarmos dos nossos jardins, cuidarmos dos nossos logradouros para evitarmos o mosquito da Dengue. Porque isto evitará doenças que podem prejudicar a nossa saúde. Então, eu faço um apelo à população que nos ajude, ajude a secretaria de Saúde, porque, só assim, nós podemos ter força para combater o mosquito da Dengue.”
LOC: Você sabe a diferença entre a Dengue, a Zika e a Chikungunya? Bom, as três doenças são transmitidas pelo mesmo mosquito, mas cada uma delas tem as suas particularidades, como explica o consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Kleber Luz.
“A Zika tem a transmissão sexual, isto é importante, principalmente para as mulheres na idade reprodutiva, porque elas podem se contaminar com o vírus da Zika por uma relação sexual desprotegida. Quanto à gravidade, a mais grave de todas é a Dengue. A Dengue continua sendo aquela doença que mata uma pessoa ao final de quatro a cinco dias. E a doença que dá dor articular intensa seria a Chikungunya. Mas obviamente que o médico é aquele profissional habilitado para fazer a diferença clínica entre as três doenças.”
LOC: Lembrando que cuidados simples e de rotina podem salvar vidas. Afinal, sem o mosquito, não há ameaça. Para saber mais sobre as doenças e formas de combate a Dengue, Zika e Chikungunya, acesse saude.gov.br/combateaedes.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev