SANTA CRUZ DE MONTE CASTELO (PR): Município tenta aumentar números da vacinação conscientizando jovens

Salvar imagem

REPÓRTER: A segunda dose da vacina contra o HPV está disponível gratuitamente nos postos de saúde. A imunização é a forma mais segura de prevenir adolescentes contra o câncer de colo do útero, que segundo o ministério da Saúde, é o terceiro que mais mata mulheres no Brasil. Mas, os moradores de Santa Cruz de Monte Castelo ainda não aderiram totalmente a campanha de vacinação. No município, 20 por cento das meninas entre 11 e 13 anos foram imunizadas. Mesmo com a conscientização nas escolas, a procura pela vacina contra o papiloma vírus foi baixa. A responsável pelo setor de epidemiologia, Anna Carolina Gomes , disse que espera a população para se vacinar e destaca a importância da imunização.
SONORA: Responsável pelo setor de epidemiologia, Anna Carolina Gomes.
A gente tem esperado que a população venha até a unidade para se vacinar. A gente nunca teve problema com outros tipos de vacina e com essa não surgiu o efeito desejado acredito devido há alguns efeitos que a vacina teve na população. A vacinação é muito importante para a prevenção do HPV, e, consequentemente, do câncer do colo de útero.”
REPÓRTER:  De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, devem ocorrer mil novos casos de câncer de colo de útero no Paraná, neste ano. As adolescentes que queiram se vacinar não precisam da autorização dos pais, basta se apresentar nas unidades de saúde com a caderneta de vacinação ou com documento de identidade. O secretário de vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, destaca que a vacina é segura.
SONORA: Secretário de vigilância em Saúde do Ministério da Saúde,Jarbas Barbosa.
“Vamos lembrar que essa vacina já é usada em mais de cem países do mundo, essa vacina tem mais de 50 milhões de doses aplicadas na Europa, nos Estados Unidos. É recomendada essa vacina porque é uma vacina eficaz para prevenir o câncer de colo de útero e é uma vacina segura”.
REPÓRTER: A vacina em Santa Cruz de Monte Castelo está disponível somente na unidade de pronto atendimento, no centro da cidade, que funciona de segunda a sexta, de oito às cinco da tarde. Para os moradores da zona rural, equipes de saúde se deslocam para levar a segunda dose para adolescentes de 11 a 13 anos.
Reportagem, Pedro Paulo Borges

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.