SANTA CLARA D’OESTE (SP): Imóveis da cidade recebem duas vistorias por mês no combate ao Aedes aegypti

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, do vírus Zika e da febre chikungunya, chegou a todos os imóveis de Santa Clara D’Oeste. Cerca de 790 propriedades da cidade recebem, por mês, duas visitas dos agentes de saúde e controle de vetores. O município conta com sete profissionais para realizar esse trabalho preventivo.
 
 
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até o momento, 126 casos de dengue foram notificados e 39 foram confirmados. Não há registros de vírus Zika e febre chikungunya. O diretor do departamento de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Davi Marangão, faz um apelo aos 12 mil moradores de Santa Clara D’Oeste: que recebam os agentes em casa.
 
 
SONORA: Davi Marangão, diretor do departamento de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde
 
 
“Quando um funcionário da nossa unidade for lá fazer a orientação para a pessoa, que ela receba bem os nossos agentes comunitários e também [esclareçam] dúvidas, porque eles podem tirar as dúvidas no momento. E seguir o que eles pedem, para deixar sempre o quintal limpo, deixar o ambiente livre de qualquer proliferação do mosquito Aedes aegypti.”
 
 
REPÓRTER: Em todo o estado de São Paulo, aproximadamente 40 mil agentes de saúde e de endemias visitam os imóveis paulistas para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito. No Brasil, são 266 mil agentes de saúde e quase 50 mil agentes de endemias para fazer esse trabalho preventivo.
 
 
Para saber mais sobre como proteger a sua família das doenças transmitidas pelo Aedes, acesse o site:combateaedes.saude.gov.br.

 

Reportagem, Ana Freire

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.