SANTA CATARINA: Mais de 140 mil meninas entre 9 a 11 anos precisam tomar segunda dose da vacina contra HPV.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC: Trilha (BG).
 
LOC: O Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde  estão realizando em todo o estado a segunda etapa da campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano, o HPV, vírus que é o principal responsável pelo câncer de colo do útero nas mulheres. A meta é vacinar 80% das 140 mil meninas de 9 a 11 anos de idade. Neste ano, 82 mil adolescentes nessa faixa etária tomaram a primeira dose da vacina no estado, até o mês de agosto, segundo dados do Ministério da Saúde. Esse número representa apenas 55% do público-alvo. As taxas de vacinação mais baixas foram registradas em 47 cidades concentradas, em grande parte, nas regiões do Vale e Planalto catarinenses. Essas localidades registraram, na primeira dose, índices médios de até 31% de garotas vacinadas. Neste grupo, estão os municípios de Bom Retiro, Ponte Alta, Cerro Negro, Rio das Antas, Água Doce, Vidal Ramos, Porto Belo e Indaial. De acordo com a gerente de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Saúde, Vanessa Vieira, o baixo número de vacinação, na primeira fase, está relacionado aos boatos sobre supostos efeitos colaterais vacina contra o HPV.
 
TEC: Vanessa Vieira, Gerente de Doenças Imunopreveníveis de Santa Catarina.
 
“Até o meio do ano, nós só havíamos atingido 55% desse grupo. A gente, ouvindo os pais e tentando entender o porquê da não vacinação, esse número realmente está relacionado à recusa da vacina, e essa recusa está direcionada ao medo de eventos adversos. Por mais que algum tempo nós ainda pensamos que ainda tivesse aquela questão da iniciação sexual nas meninas e algum problema relacionado à vacina para as meninas, por serem muito novas e por ser uma doença sexualmente transmissível, mas não, na verdade essa falta de procura e essa ausência, e a negativa das meninas, está diretamente relacionada ao medo de eventos adversos”.
 
LOC: Para contornar esses problemas, a Secretaria de Saúde está retomando estratégias de conscientização. Vanessa Vieira explicou que é importante tentar acabar com boatos falsos sobre os efeitos colaterais da vacina.
 
TEC: Vanessa Vieira, Gerente de Doenças Imunopreveníveis de Santa Catarina.
 
“Bom, Santa Catarina está repetindo as estratégias que deram certo ano passado, que envolvem tanto a vacinação nas escolas, quanto palestras e a tentativa de conscientização dos pais dessas meninas.”
 
TEC: Trilha Sobe Desce (BG).
 
LOC: De acordo com Instituto Nacional de Câncer, 480 novos casos de câncer de colo do útero devem surgir em Santa Catarina em 2015. A cada 100 mil mulheres no estado, 15 devem desenvolver a doença. Sofia da Silva Machado, de 10 anos, mora em Florianópolis. A pequena foi levada ao posto de saúde pela mãe. A jovem contou que se sente segura após ter tomado a vacina.
 
TEC: Sofia da Silva Machado, criança vacinada.
 
“Para me proteger do câncer de útero, que mata muitas meninas em todos os anos. É bom eu tomar a vacina para me proteger desse risco.” 
 
TEC: Trilha Sobe Desce (BG).
 
LOC: A vacina contra o HPV é disponibilizada gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde do SUS ou em escolas parceiras. Ela foi introduzida no calendário nacional de vacinação no ano passado para atender meninas de 11 a 13 anos de idade. Este ano, o Ministério da Saúde está priorizando a vacinação de crianças e adolescentes de 9 a 11 anos. As meninas e adolescentes com 12 e 13 anos, que ainda não tomaram a primeira ou a segunda dose, também devem procurar as unidades de saúde para atualizarem o cartão de vacinação. A criança ou a adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. Quem recebeu a primeira dose deve receber agora a segunda dose, administrada seis meses depois da primeira, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. A meta do Ministério da saúde é de que até o final do ano, 80% das meninas com idade entre 9 e 11 estejam vacinadas. Se você é mãe, pai ou responsável por menina nesta idade, leve-a a uma Unidade de Saúde e leve junto o cartão de vacinação. A vacina é o único meio de garantir a proteção contra o HPV pelo resto da vida. Obtenha mais informações sobre a vacina contra o câncer do colo do útero e o HPV em uma unidade de saúde mais próxima de sua casa e no portal do Ministério da Saúde na Internet, www.saude.gov.br/hpv.

TEC: Encerra trilha (BG).

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.