SANTA CATARINA: Estado segue com números estáveis de Tuberculose: 315 casos neste início de ano

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC:O Estado de Santa Catarina está com os números da Tuberculose estáveis. Até o momento, foram registrados 315 casos da patologia no estado. Esse problema de saúde provoca tosses e febres. De acordo com o coordenador da área de Tuberculose, Luís Henrique da Cunha, a situação de Santa Catarina, como um todo, está dentro dos padrões anuais. Em 2016, as regiões mais afetadas foram a capital Florianópolis, Joinville e Itajaí, com 208, 190 e 132 casos, respectivamente.

 A doença, apesar de grave, possui cura. Segundo Luís, o que mais preocupa com relação aos pacientes de Tuberculose é em questão das desistências ao tratamento.

 

 TEC/SONORA:Luís Henrique da Cunha, Coordenador do Setor de Tuberculose de Santa Catarina.

 “Então, muitas vezes, o profissional tem que estar preparado para que esse paciente não venha a desistir do tratamento. E aí se abandona o tratamento por mais de 30 dias, sem os medicamentos, vai ter que refazer esse tratamento. E com tudo, ainda lembro que o paciente que apresenta vários abandonos pode ter uma tuberculose resistente. E aí o que acontece, o tratamento vai ser longo, de um ano até 24 meses.”

  

LOC:O tratamento é realizado com antibióticos para que a pessoa possa desenvolver a cura. São seis meses de tratamento para a Tuberculose Pulmonar. Em casos mais graves, o tratamento é mais extenso. É o caso da auxiliar administrativa de 25 anos, Beatriz de Lourdes. Ela conta que contraiu a doença em 2015, por conta de um namorado da mãe. No caso dela, após uma cirurgia de vesícula e com o nascimento da filha, a imunidade baixou e deu positivo para a Tuberculose Multirresistente. Em meio ao preconceito que envolve a patologia, ela conta que, apesar de tudo, não pensou em largar o tratamento e teve muito apoio de pessoas próximas.

 

TEC/SONORA:Beatriz de Lourdes, auxiliar administrativo.

 

“As pessoas se aproximavam mais de mim para me darem forças, sabe? Pra mostrar que aquilo ali era uma doença que eu ia me curar logo, logo, e pronto. Não tive nenhum tipo de preconceito. Pelo contrário.”

 

LOC:Tuberculose é uma doença séria. Não deixe que ela evolua e leve a casos graves, igual ao de Beatriz, e muito menos abandone o tratamento. A Tuberculose tem cura e as opções para melhorarsão oferecidas gratuitamente pelo SUS. Para mais informações, acesse saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.