SANTA CATARINA: Estado imunizou 68% das meninas de 11 a 13 anos na segunda etapa da campanha contra o HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Atenção meninas de 11 a 13 anos! A segunda dose da vacina contra o HPV, vírus que provoca o câncer de colo de útero, está disponível de graça nos posto de saúde de todo o estado de Santa Catarina. Apesar de atingir quase cem por cento do público alvo na primeira dose, a segunda aplicada seis meses depois não teve a adesão esperada pelo Ministério da Saúde.No caso de Santa Catarina, essa segunda aplicação foi feita em apenas 68 por cento do público alvo até o começo de janeiro. Para garantir a eficácia da vacina, as adolescentes vão ter que tomar as três doses. O intervalo da primeira para a segunda dose é de seis meses e, entre a segunda e a terceira, cinco anos. O estado já vacinou mais de 102 mil meninas contra o HPV. A estudante Rita Almeida, de 11anos é uma delas. Para a jovem, o quanto antes as meninas procurarem a vacina, melhor para a saúde delas.
 
SONORA: estudante – Rita Almeida
 
“Cada vez que vai demorando mais vai ser pior para cada pessoa. Então, sendo rápido para as meninas, eu acho que vai ser bem importante para a saúde de cada uma.”
 
REPÓRTER: O HPV é um dos principais causadores do câncer de colo de útero. De acordo com estudos da Organização Mundial da Saúde, 270 mil mulheres, no mundo, morrem devido à doença. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos no Brasil – 480 apenas no estado catarinense. A gerente de doenças imuno-preveníveis de imunização de Santa Catarina, Vanessa Vieira, chama as meninas para se vacinarem.
 
SONORA: gerente de doenças imuno-preveníveis de imunização de Santa Catarina - Vanessa Vieira
 
“Eu gostaria de chamar todas as meninas para que procurem um posto de saúde, que tomem a segunda dose da vacina. É uma vacina extremamente importante. Hoje, os índices de contaminação pelo HPV entre adolescente é altíssimo pelo país. É muito importante que elas tomem a segunda dose e que realmente consigam se proteger contra esse vírus, para estarem também protegidas contra o câncer de colo de útero causado pelo HPV”. 
 
REPÓRTER: O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, reforça aos pais e meninas de 11 a 13 anos que não há motivos para terem receio, já que a vacina é segura.
 
SONORA: secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde – Jarbas Barbosa
 
“Vale lembrar que essa vacina já é usada em mais de 100 países do mundo. Essa vacina tem mais de 50 milhões de doses aplicadas na Europa, nos Estados Unidos. É recomendada, essa vacina, porque é uma vacina eficaz para prevenir o câncer do colo do útero e é uma vacina segura. Nós não tivemos nenhuma reação grave associada a essa vacina no Brasil, como não houve em nenhum lugar do mundo. Há reações adversas, como em qualquer produto injetável, reações alérgicas, reações locais. Isso é infinitamente menor que os grandes benefícios que essa vacina pode produzir”.
 
REPÓRTER: Completar as doses da vacina contra o HPV é essencial para evitar no futuro o câncer do colo do útero. Segundo dados do Ministério da Saúde, a doença mata 14 mulheres por dia no Brasil. Meninas de 11 a 13 anos devem procurar o posto de saúde mais próximo para se vacinar. E é totalmente de graça.
 

 

Reportagem, Victor Maciel

Receba nossos conteúdos em primeira mão.