Tempo de áudio –
REPÓRTER: Somente nas duas primeiras chamadas do Programa Mais Médicos em 2015, 124 profissionais com registro no Brasil foram selecionados para atuar no estado de Santa Catarina. Isso corresponde a 93% das vagas ofertadas em 61 municípios catarinenses. Todos esses médicos já estão no estado e começam atender em unidades básicas de saúde a partir desta semana. O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde, Hêider Pinto, participou do acolhimento aos profissionais nesta segunda-feira, em Florianópolis. Ele contou que este ano mais de dois milhões de catarinenses serão atendidos pelo programa.
SONORA: secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Hêider Pinto
“Com esses novos médicos que chegam nessa segunda chamada do Mais Médicos a gente passa em Santa Catarina de 200 municípios e chega ao número de dois milhões de catarinenses atendidos pelo Programa, quase um terço da população sendo atendida pelo Programa.”
REPÓRTER: Em todo o Brasil, mais de 3.800 médicos brasileiros já foram selecionados para atender a população nas periferias das grandes cidades e interior do país. O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Heider Pinto, lembra que ainda haverá uma terceira chamada para médicos com registro no Brasil:
SONORA: secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Hêider Pinto
“Diferente da primeira etapa do Mais Médicos em 2013, 2014, quando os médicos brasileiros foram selecionados, se expuseram a ocupar só 10% das vagas; agora das mais de quatro mil vagas dessa etapa, 94% delas já foram ocupadas por médicos brasileiros. Isso de uma maneira geral no país e no estado de Santa Catarina. Vamos agora para uma terceira chamada que é a última chamada para médicos brasileiros.”
REPÓRTER: Na terceira chamada do Programa Mais Médicos, que acontecerá nos dias 17 e 18 de março, os inscritos no Programa poderão selecionar 8 vagas em 8 cidades de Santa Catarina. Em todo o Brasil, os médicos podem escolher dentre as 318 vagas em 218 municípios e 10 Distritos Indígenas. Para saber mais, acesse a página do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br
Reportagem, Ana Cláudia Amorim