SANTA CATARINA: Brasileiros preenchem 93% das vagas do Programa Mais Médicos no estado

Somente nas duas primeiras chamadas do Programa Mais Médicos em 2015, 124 profissionais com registro no Brasil foram selecionados para atuar no estado de Santa Catarina

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio –

REPÓRTER: Somente nas duas primeiras chamadas do Programa Mais Médicos em 2015, 124 profissionais com registro no Brasil foram selecionados para atuar no estado de Santa Catarina. Isso corresponde a 93% das vagas ofertadas em 61 municípios catarinenses. Todos esses médicos já estão no  estado e começam atender em unidades básicas de saúde a partir desta semana. O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde, Hêider Pinto, participou do acolhimento aos profissionais nesta segunda-feira, em Florianópolis.  Ele contou que  este ano mais de dois milhões de catarinenses serão atendidos pelo programa.

SONORA: secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Hêider Pinto

“Com esses novos médicos que chegam nessa segunda chamada do Mais Médicos a gente passa em Santa Catarina de 200 municípios e chega ao número de dois milhões de catarinenses atendidos pelo Programa, quase um terço da população sendo atendida pelo Programa.”

REPÓRTER: Em todo o Brasil, mais de 3.800 médicos brasileiros já foram selecionados para atender a população nas periferias das grandes cidades e  interior do país. O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Heider Pinto, lembra que ainda haverá uma terceira chamada para médicos com registro no Brasil:

SONORA: secretário de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Hêider Pinto

“Diferente da primeira etapa do Mais Médicos em 2013, 2014, quando os médicos brasileiros foram selecionados, se expuseram a ocupar só 10% das vagas; agora das mais de quatro mil vagas dessa etapa, 94% delas já foram ocupadas por médicos brasileiros. Isso de uma maneira geral no país e no estado de Santa Catarina. Vamos agora para uma terceira chamada que é a última chamada para médicos brasileiros.”       

REPÓRTER: Na terceira chamada do Programa Mais Médicos, que acontecerá nos dias 17 e 18 de março, os inscritos no Programa poderão selecionar 8 vagas em 8 cidades de Santa Catarina. Em todo o Brasil, os médicos podem escolher dentre as 318 vagas em 218 municípios e 10 Distritos Indígenas.  Para saber mais, acesse a página do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br

 

Reportagem, Ana Cláudia Amorim 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.