SANTA CATARINA: Alunos são nomeados para ajudar no combate ao Aedes aegypti

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A mobilização das escolas de todo Brasil na luta contra Aedes aegytpi começou na última sexta-feira, no Dia Nacional de Mobilização da Educação. Em Santa Catarina, a ação foi marcada pela presença do secretário-executivo do Ministério da Educação, Luiz Claudio Costa e do Secretário Estado da Educação, Eduardo Deschamps. Durante o evento, realizado na Escola Básica Herondina Medeiros Zeferino, que fica Bairro Ingleses, em Florianópolis, 300 vigilantes mirins foram nomeados para atuar no combate ao mosquito. Os vigilantes vão ter como missão, juntamente com os outros estudantes da rede de ensino, fiscalizar os focos de água parada dentro de casa. O Secretário Eduardo Deschamps, durante a ação, também apresentou aos alunos o aplicativo Dengue SC, em que os usuários vão poder alertar as autoridades sobre focos do mosquito.  O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, acredita que a união de forças entre educação e saúde será uma potente arma no combate ao mosquito.


SONORA:  Aloizio Mercadante, Ministro da Educação


Eu acho que nós fizemos a maior aliança. Esse pacto de combate ao Aedes aegypti foi a maior aliança que já se fez na educação. Todas as entidades estudantis estão envolvidas, de docentes, todas as mantenedoras das Universidades.”


REPÓRTER: O plano é que todos os alunos das mais de 6.000 escolas de Santa Catarina possam participar durante todo o ano, no combate contra o mosquito que é o transmissor de doenças como a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus. O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, reforçou a importância da participação de toda a sociedade nessa guerra. A recomendação é que 15 minutos sejam gastos por semana, para que todos os criadouros de larvas sejam destruídos. O Ministro chamou a atenção para a necessidade de uma rotina de combate ao mosquito.


SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde


O que a gente precisa ter a compreensão é a de que é um trabalho que é duradouro, que nós não vamos eliminar o mosquito de uma hora para outra e que é preciso ser uma ação continuada, rotineira, sistemática.”


REPÓRTER: Mais informações sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e formas de prevenção podem ser encontradas na página da internet: www.combateaedes.saude.gov.br

Receba nossos conteúdos em primeira mão.