SANGUE: Ministério da Saúde alerta para queda da taxa de doação por habitantes

O número de coletas de bolsas de sangue para doação no SUS deve chegar a três milhões e quatrocentos mil em 2014. No entanto, a taxa de doação por habitante caiu em 2013 se comparado a 2012

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio – 2min25seg

REPÓRTER: O número de coletas de bolsas de sangue para doação no SUS deve chegar a três milhões e quatrocentos mil em 2014, cem mil a mais do que foi registrado em 2013. No entanto, na Semana Nacional do Doador de Sangue, o Ministério da Saúde alerta que a taxa de doação por habitante caiu em 2013 se comparado a  2012. O  ministro da Saúde, Arthur Chioro, reforça que é muito importante aumentar o número de doadores de sangue no Brasil.

SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro

"A Organização Mundial da Saúde trabalha que um percentual em torno de 1% a 3% da população deve ser doadora. Nós temos alguma coisa em torno de 1,6% da população, mas o que a gente observa é que nós precisamos ampliar o número de doadores cativos. É uma ação extremamente segura, nós estamos crescendo o número de transplantes, o número de cirurgias, o número de atendimento na área de urgência e emergência e, portanto, trabalhar com um estoque seguro na quantidade e na qualidade que o nosso sistema dessaúde precisa."    

REPÓRTER: O militar, Luiz Cláudio Rodrigues, é doador há 25 anos. Durante todo esse tempo, ele retirou sangue para salvar vidas 175 vezes. Atualmente, Luiz Cláudio conta que vai ao hemocentro uma vez por mês para doar plaquetas.

SONORA: militar – Luiz Cláudia Rodrigues

"Eu me considero um doador de hemocomponentes. Isso faz parte da minha rotina, por que não dizer diária? Porque, através da divulgação, da multiplicação de informações, a gente se torna um outdoor, digamos assim, volante, através de conversar, através de atos, a gente consegue transformar a vida dessas pessoas que ainda não experimentaram doar sangue. Nós doadores de sangue, a gente tem a oportunidade de salvar, principalmente, a vida de adolescentes ou de crianças que estão internadas em leitos de hospitais."   

REPÓRTER: Em 2013, a idade mínima para doação de sangue passou de 18 para 16 anos, com autorização do responsável, e a máxima de 67 para 69 anos. Essa medida permitiu a abertura de oito milhões e setecentos mil novos voluntários. Para saber mais, acesse: www.saude.gov.br.

Reportagem, Ana Cláudia Amorim

Receba nossos conteúdos em primeira mão.