SALVADOR (BA): SUS oferece diagnóstico e tratamento contra a Tuberculose

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Em 2016, Salvador registrou 1.459 casos de Tuberculose. O dado divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que a capital baiana é quinta cidade com mais casos da doença em todo o país. Isso mostra a importância de se detectar a doença logo nos primeiros sintomas como destaca o Dr. Afonso Roberto Batista, médico clínico da atenção primária.

TEC/SONORA: Dr. Afonso Roberto Batista, médico clínico da atenção primária.

“A orientação é que o paciente que tosse há mais de três semanas deve ser investigado, ele é considerado assintomático respiratório e deve procurar uma unidade para fazer o teste rápido molecular que é feito em uma amostra e tem
uma sensibilidade alta, mais de 90%.”

LOC: A Tuberculose existe, tem cura, desde que o tratamento seja feito até o final. Mas vale lembrar que a responsabilidade do sucesso do tratamento não depende apenas dos pacientes. É importante que a família e amigos tenham conhecimento do processo e o ajudem no processo de cura.
A duração do tratamento é de seis meses e as chances de cura são altas. O doutor Afonso reforça ainda que a busca pelo aumento do índice de cura da Tuberculose é uma meta para os profissionais de saúde.

TEC/SONORA: Dr. Afonso Roberto Batista, médico clínico da atenção primária.

“A gente espera que em 85% dos casos diagnosticados tenha cura. A gente hoje tem uma cura entorno de 70%, ainda não é o esperado, mas a gente está atrás desse esperado.”

LOC: A Tuberculose tem cura e o tratamento é oferecido de graça pelo SUS. Se você tosse por três semanas, tem falta de apetite, febre ou cansaço busque imediatamente a unidade de saúde mais próxima de você. Para mais informações, acesse saude.gov.br.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.