SALVADOR (BA): Estoques de três tipos sanguíneos estão em situação crítica no Hemoba; diretora convoca população para doações

Diretora convoca população para doações

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A aproximação das festas juninas ligou o alerta na área de coleta de sangue em Salvador. Segundo o Hemocentro da Bahia, o Hemoba, o período é preocupante, pois aumenta a procura por sangue, enquanto as doações diminuem nesse mesmo período. De acordo com a diretora de Hemoterapia do Hemocentro da Bahia, Irailde Santana, a situação do estoque é crítica, principalmente para os tipos A negativo, O negativo e O positivo. Segundo Irailde, boa parte das doações só ocorre durante campanhas e mobilizações.
 
TEC./SONORA: Irailde Santana, diretora de Hemoterapia do Hemoba.
 
“Eu acho que é de extrema importância nós conscientizarmos a população de que a doação de sangue deve ser feita de maneira espontânea e regular. Lembrar sempre ao doador que ele pode doar sangue até quatro vezes ao ano no caso dos homens, em nenhum prejuízo para a saúde, e três vezes para as mulheres. E que isso vai manter os estoques regulares, e assim não precisaremos fazer tantas campanhas, chamadas na mídia, para que as pessoas precisem doar somente um grupo sanguíneo quando precisarmos.”
 
LOC.: Irailde Santana revela que uma das estratégias para tentar melhorar a situação dos estoques de sangue são as unidades móveis de coleta. De acordo com a diretora, as unidades móveis são responsáveis por 40% de todo o sangue recolhido na cidade. Efrain Raizer da Silva, 35 anos, é analista de sistemas. Ele é natural de Ubatuba, litoral de São Paulo, mas mora em Salvador há quase dez anos. Efrain conta que a primeira vez que foi doar na cidade foi em uma das unidades móveis. Ao chegar para fazer a doação, o analista acabou descobrindo outra maneira de ajudar o hemocentro.
 
TEC./SONORA: Efrain Raizer da Silva, analista de sistemas.
“O intuito inicial era a doação de sangue convencional, uma vez a cada 70 dias. Quando eu fui ao Hemoba, eles me apresentaram um procedimento chamado aférese, que faz a coleta das plaquetas, um dos componentes do sangue. Essa doação pode ser feita mensalmente, então eu me interessei por esse procedimento porque dá para ajudar mensalmente. E desde então eu me fidelizei como doador de plaquetas oficialmente.”
 
LOC.: De acordo com o Hemoba, as exigências para ser doador de plaquetas são as mesmas para um doador de sangue. A única diferença é que o doador de plaquetas obrigatoriamente deve ter pelo menos uma doação de sangue convencional nos últimos 12 meses. Para saber onde a unidade móvel estará é necessário ligar no Hemoba, no telefone 3116.5600. Anote aí: 3116.5600. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Outras informações sobre doação de sangue, acesse saude.gov.br/doesangue.

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.