SALVADOR (BA): Aplicativo vai reforçar combate ao mosquito na cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: Se o início de 2017 em Salvador apresenta uma diminuição na quantidade de casos de Dengue, Zika e Chikungunya, parte pode ser explicada por conta da comunicação entre população e o poder público. Além do 156, número que a população pode utilizar para fazer denúncias de possíveis focos do mosquito, outra ferramenta vai reforçar o combate, é o aplicativo para celular “Mosquito Zero”.

A ferramenta passou por uma fase de testes, que durou de novembro de 2016 a janeiro deste ano. De acordo com a Secretaria de Saúde Municipal o aplicativo funcionou apenas no bairro Itaigara, região com maior infestação do mosquito, segundo levantamento de janeiro. Ao todo, foram mais de três mil downloads e mais de 281 denúncias realizadas.

A coordenadora de vigilância em saúde de Salvador, Isabel Guimarães, avalia o desempenho do aplicativo.

 TEC/SONORA: Isabel Guimarães, coordenadora de Vigilância em Saúde.

“O resultado foi bastante satisfatório em relação a essa aproximação com a população, essa facilidade. Mesmo porque, pelo aplicativo, é possível tirar e enviar fotos do local. Então nós estamos vendo isso como muito positivo, essa aproximação entre a população e a equipe que faz o controle de focos.”

 LOC: O aplicativo, por enquanto, está disponível apenas para celulares Android. A expectativa, segundo a Secretaria, é de que, até o final de abril, o aplicativo esteja disponível para denúncias em toda a cidade.

Taís Nascimento tem 33 anos e é moradora do bairro Federação, um dos mais populosos da região central de Salvador. Ela é formada em administração e trabalha como auxiliar no hospital Santo Amaro. Em 2015 foi infectada pela Zika.

Ela conta que durante cinco dias sentiu fortes dores nas juntas, além de muita coceira pelo corpo, com manchas vermelhas por aproximadamente cinco dias. Ela detalha quais cuidados toma em casa para evitar focos do mosquito.

 TEC/SONORA: Taís Nascimento, administradora.

 “Além de receber a visita do agente, nós também temos bastante cuidado. Evitamos deixar água parada em reservatório. Tem um jardim aqui do lado externo da minha casa. A gente está sempre com esse cuidado, sempre tá despejando, não deixamos nada com água.”

 LOC: Para mais informações sobre os sintomas das três doenças e os métodos de prevenção contra o mosquito, acesse: saude.gov.br/combateaedes.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.