RORAINÓPOLIS (RR): Bairros mais carentes recebem atenção especial na luta contra mosquito da Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: De todos os bairros de Rorainópolis, três recebem atenção especial da prefeitura no combate ao mosquito que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya: Suelândia, Novo Horizonte e Nova Colina. Segundo a coordenadora da atenção básica do município, Ana Paula Machado, a maior concentração de esforços nesses bairros se dá por conta do maior número de infestação, em levantamento realizado pelo próprio município. Para a coordenadora, as condições sociais e o crescimento desses bairros facilitaram uma maior reprodução do mosquito.

TEC/SONORA
: Ana Paula Machado, coordenadora da atenção básica

“Esses bairros são os mais carentes do município, e teve um crescimento desordenado, muito grande. Acredito que por isso, eles tenham as características necessárias para uma maior aglomeração do mosquito.”


LOC: Para poder prestar o apoio necessário, a coordenadora relata que recebeu apoio de máquinas e funcionários do poder público estadual, por conta do grande acúmulo de tarefas a serem realizadas.

TEC/SONORA: Ana Paula Machado, coordenadora da atenção básica

“Nós recebemos muito apoio do estado para executar essas ações. Para esses bairros, o estado ajudou com algumas máquinas para abrir e fazer limpeza, retirando entulho, lixo. Essa questão do lixo é complicada, porque a coleta de lixo é meio precária. Então, com esse maquinário pode-se retirar bastante desse lixo acumulado.”


LOC: Mesmo com o apoio do estado, ainda há muito a ser feito para tirar Rorainópolis da situação de risco elevado de infestação pelo mosquito. E a população pode entrar de maneira decisiva para transformar a cidade em um município livre da Dengue, Zika e Chikungunya. Todos devem estar muito atentos para eliminar possíveis criadouros do mosquito em água que se junta em garrafas, pneus, copos descartáveis, lajes, calhas entupidas e até atrás das geladeiras. Acesse saude.gov.br/combateaedes e confira as dicas para evitar criadouros do mosquito na sua residência. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.