Data de publicação: 21 de Março de 2016, 11:17h, atualizado em 17 de Julho de 2020, 18:31h
REPÓRTER: Os agentes de endemias de Rorainópolis ganharam um reforço para o combate ao Aedes aegypti, com a distribuição, pelo governo do estado, de 28 kits e cinco bombas pulverizadoras. Além disso, foram entregues duas motocicletas, o que vai facilitar o deslocamento em áreas mais distantes da cidade.
O Aedes é o transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. O município foi classificado como de “alto risco”, por isso, o governo de Roraima determinou prioridade nas ações de combate ao mosquito.
Nos últimos 30 dias, o trabalho de prevenção nas ruas da cidade foi intensificado, com operações para a retirada de entulho e de galhadas. Metade dos bairros já foi limpa e os mutirões vão continuar.
De acordo com o último boletim do Sistema de Informações de Agravos e Notificações, divulgado no dia 16 de março, não existem mais casos confirmados de dengue, chikungunya e vírus Zika em Rorainópolis.
Isso não significa que a população pode relaxar. O Ministério da Saúde recomenda fazer uma faxina em casa uma vez por semana, para verificar a existência de focos do mosquito em vasos, caixas d’água, calhas, pneus e garrafas de refrigerante e cerveja.
É bom lembrar que a fêmea do mosquito deposita seus ovos em lugares onde existe água parada. Por isso, a sua participação é muito importante para vencer a guerra contra o Aedes.
Para saber mais, acesse: combateaedes.saude.gov.br
Reportagem, Isadora Grespan.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev