RORAIMA: Municípios do estado receberão mais de R$ 800 mil para combater mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: No ano passado, Roraima foi o estado da região Norte que teve o menor número de casos de Dengue: foram 81 vírgula nove casos para cada 100 mil habitantes. Porém, dos 16 municípios do estado, oito estão em estado de alerta para risco de infestação do mosquito, que também transmite Zika e Chikungunya, e dois estão com nível de risco elevado de infestação. Por causa disso, o Ministério da Saúde está repassando dinheiro extra para os municípios. São quase 890 mil reais pagos em duas parcelas. Para a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, Luciana Cistina Grisoto, a ajuda do Governo Federal facilitará a compra de produtos para combater o mosquito, já que há pouca arrecadação vinda dos municípios para esse fim.

TEC./SONORA:
Luciana Cistina Grisoto, diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica

“O aporte financeiro com certeza vem para ajudar os municípios a adquirir os materiais necessários para o combate ao mosquito, dá uma melhorada nesse aspecto financeiro, porque nossos municípios, principalmente no interior, são pequenos, não tem muita arrecadação, por isso tem muito pouco recurso, por isso é sempre muito bem-vindo. A única dificuldade que a gente vê como estado é a questão de eles conseguirem utilizar esse dinheiro. Como são pequenos há uma dificuldade nos processos licitatórios.”

LOC.:
As duas cidades mais populosas do estado enfrentam problemas com o mosquito. Dados do Ministério da Saúde  mostram que a capital Boa Vista está em estado de alerta para infestação do mosquito. Rorainópolis tem o índice de infestação mais alto de Roraima e está com risco elevado de contágio das doenças, de acordo com a classificação do Ministério da Saúde. Apesar da ajuda financeira, o diferencial para reverter esse quadro ainda é a participação da população. Evite água parada e não deixe o mosquito se reproduzir. Para mais informações sobre os cuidados e os sintomas das doenças acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.