RORAIMA: Meninas de 11 a 13 anos devem tomar a segunda dose contra o HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A vacinação contra o HPV continua em todo o Brasil. As meninas de 11 a 13 anos de idade devem procurar uma das 35 mil Unidades Básicas de Saúde em todo o país e tomar a segunda dose da vacina contra o vírus que causa o câncer do colo do útero. Apesar do sucesso da vacinação na primeira fase, nesta segunda fase o número de meninas vacinadas está abaixo do necessário. Em Roraima, 85% das meninas se vacinaram na primeira etapa. Na segunda etapa, apenas 48% das jovens foram imunizadas. O gerente do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização do estado roraimense, Rodrigo Zagury, reconhece que o número de jovens imunizadas é baixo, mas conta o que está sendo feito para ampliar o número de meninas imunizadas.
 
SONORA: gerente do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde – Rodrigo Zagury
 
“Apenas 4,8% da nossa população e público alvo recebeu a segunda dose, ou seja, praticamente a metade. A gente ainda tem muita adolescente que recebeu a primeira dose e que ainda não tomou a segunda, Agora, nesse próximo ano, a gente vai fazer em alguns lugares estratégicos e uma maior divulgação. Fizemos uma estratégia e entramos e contato com as coordenações municipais, pedindo que seja intensificado o funcionamento das salas de vacina de todo o estado de Roraima, assim como a divulgação local, através de rádios locais e mídias locais. A gente pede que tome para ter a garantia da imunização contra o HPV, principalmente.”
 
 REPÓRTER: A adolescente Nicole Lima tem 12 anos, mora em Boa Vista e já tomou as duas doses. Ela recomenda que todas as meninas tomem a vacina contra o vírus do HPV para prevenir contra o câncer do colo do útero.
 
 SONORA: estudante – Nicole Lima
 
“A minha sala todas as meninas tomaram a segunda e a primeira dose. A primeira eu tomei na escola e a segunda eu tomei no posto. Na primeira eu senti uma dor, mesmo doendo eu tomo, porque eu prefiro sentir dor, que depois ficar com câncer. Eu recomendo sim, eu acho muito importante. Eu acho que as jovens vão ficar mais protegidas.”
 
REPÓRTER: O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, ressalta a importância da vacinação contra o HPV, lembrando que está geração de meninas que têm entre 11 e 13 anos pode ser a primeira geração brasileira livre das mortes por câncer do colo do útero.
 
 SONORA: secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde – Jarbas Barbosa
 
“Essa geração que está sendo vacinada contra o HPV, combinando a vacina contra o HPV com o exame Papanicolau a partir dos 25 anos, pode ser a primeira geração livre de mortes por câncer do colo do útero, por isso, as famílias não devem perder essa oportunidade e não devem dar ouvidos a boatos que não têm nem comprovação no Brasil, nem em qualquer lugar do mundo. Essa vacina era uma vacina cara, que antes de ser incorporada pelo SUS, que só meninas ricas tinham acesso. Hoje, qualquer menina do nosso país pode estar protegida contra o câncer do colo do útero. Por isso é importante que as meninas que tomaram a primeira dose, tomem a segunda. A proteção só está completa quando ela toma a segunda dose e cinco anos depois, ela toma o reforço.”
 
REPÓRTER: As meninas entre 11 e 13 anos que não tomaram a segunda dose da vacina contra o HPV precisam procurar uma Unidade Básica de Saúde, pois não adianta nada tomar a primeira dose e não tomar a segunda. Quem ainda não tomou a primeira dose e tem entre 11 e 13 anos também precisa se vacinar.
 
Reportagem, Diane Lourenço

Receba nossos conteúdos em primeira mão.