RORAIMA: Casos de Chikungunya são preocupantes em 2017

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Até a primeira semana de março, 184 casos de Chikungunya já foram notificados pela Secretaria de Saúde de Roraima. Os dados preocupam as autoridades locais, já que durante todo o ano de 2016 foram registrados apenas 98 casos da doença.
De acordo com o último Levantamento de Infestação do mosquito, realizado pelos municípios no começo de janeiro, as cidades que estão em estado de alerta porque apresentam um índice de infestação maior que quatro são: Alto Alegre, Caracaraí, Iracema e Pacaraima. A cidade de Rorainópolis é a mais alarmante, pois está em situação de risco desde 2014 e apresentou, no último levantamento, um índice muito mais elevado que o recomendado, de 16,1.
Boa Vista já obteve um novo índice de infestação do mosquito em março e saiu da situação de risco, registrado em janeiro, para alerta. As outras cidades vão realizar o segundo levantamento no inicio de abril.
A gerente do Núcleo de Combate à Febre Amarela e Dengue de Roraima, Ana Paula de Oliveira, relata onde são encontrados os principais focos de mosquito nos municípios e na capital.

TEC/SONORA: Ana Paula de Oliveira, Gerente do Núcleo de Combate à Febre Amarela e Dengue.

“Com relação aos municípios do interior, os principais criadouros são depósitos de água, algumas localidades não possuem abastecimento regular de água, Então a população acaba acumulando água em tonéis, tambores, caixas d’água e isso se torna criadouros. Já em Boa Vista, a causa é principalmente questão do lixo e de alguns depósitos.”

LOC: As únicas cidades que estão com índice satisfatório para infestação do mosquito, são Amajari e Mucajaí. Além da Chikungunya, o mosquito também transmite a Dengue e Zika. No estado foram confirmados 19 casos de Zika e 10 de Dengue este ano.
A gerente do Núcleo de Combate à Febre Amarela e Dengue de Roraima, Ana Paula de Oliveira, auxilia o cidadão caso tenha algum sintoma de qualquer uma das três doenças.

TEC/SONORA: Ana Paula de Oliveira, Gerente do Núcleo de Combate à Febre Amarela e Dengue.

“Todas elas são doenças febris. A Dengue e a Chikungunya apresentam febres altas, já a Zika pode dar febre ou não. A característica principal da Chikungunya são mesmo as dores articulares. Entretanto, como os sinais das doenças são muito iguais, de todas essas arboviroses, a pessoa tem que procurar uma unidade de Saúde mais próxima de sua residência para que seja feito um correto diagnóstico”.

LOC:
Para somar ao combate do mosquito, o estado possui 80 agentes de endemias, para melhorar o sistema de eliminação dos criadouros. Mas é muito importante toda a população colaborar, como, por exemplo, limpando os quintais e não jogando lixo em terrenos baldios. Não deixe de fazer a sua parte para o mosquito não ter vez na sua vida, alertam os especialistas. Para mais informações sobre Dengue, Zika e Chikungunya e os métodos de prevenção acesse: saude.gov.br/combateaedes. 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.