RONDÔNIA: Nove casos de Zika são confirmados no início deste ano

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: A Zika é uma doença que preocupa principalmente as grávidas do país. Em Rondônia, neste início de ano, alguns casos foram registrados, num total de 154, com apenas nove confirmações. A Zika pode acometer tanto as grávidas, quanto os bebês, causando a microcefalia. Esse problema gera a diminuição do crânio dos recém-nascidos, reduzindo também o cérebro dos pequenos.

Mesmo com esses problemas reais, a população também deve auxiliar nas investidas do estado para melhorar a situação. Segundo a Diretora Geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia, Doutora Arlete Baldez, a importância de uma faxina quinzenal deve ser feita para auxiliar no combate ao mosquito.


TEC/SONORA
: Doutora Arlete Baldez, Diretora Geral da Agevisa.

 “O mais difícil, o maior desafio, é em relação à visita do agente, é você convencer aquele morador da importância daquele trabalho e o morador assumir uma rotina da faxina semanal.”

 LOC: A explicação para essa faxina quinzenal, para combate ao mosquito, é o tempo do ciclo para a larva se tornar um mosquito adulto e ele possa se proliferar e transmitir doenças. Ações conjuntas com o Corpo de Bombeiros do estado, com as Forças Armadas de modo geral, Secretaria de Educação, levando medidas preventivas e ensinamentos para as escolas. Brigadas escolares também são realizadas para que sejam feitas fiscalizações.

Doutora Arlete também diz que, dessa forma, com ações sociais e com maneiras simples, o mosquito não virá a trazer problemas para a saúde.


TEC/SONORA: Doutora Arlete Baldez, Diretora Geral da AGEVISA.

 “São doenças graves, que podem ser combatidas com medidas simples, que são a eliminação de criadouros, deixar sempre a casa limpa e fazer a faxina semanal.”

LOC: Os principais focos estão em lixos domésticos. Representando 80% dos locais com maiores infestações do mosquito. Além desse tipo de local, entulhos, águas paradas em garrafas, pneus, locais que não possuam vedação correta, podem atrair o mosquito e virar um grande problema.

Mas e você? Tem feito a sua parte? Ajude também a não deixar que o mosquito se prolifere. Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde. Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.