RONDÔNIA: Municípios vão receber reforço de inseticidas no combate ao Aedes

10 mil litros de inseticidas serão entregues 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Rondônia vai distribuir cerca de 10 mil litros de inseticida para os municípios do estado com maior risco de infestação pelo Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, chikungunya e o vírus Zika. O objetivo é intensificar o combate ao inseto. A Secretaria de Saúde estadual estima que até a semana que vem o inseticida já esteja disponível para a distribuição. Servidores desses municípios serão capacitados pelo estado para que o trabalho seja feito de maneira mais segura. De acordo com a diretora geral da agência de vigilância em saúde de Rondônia, Arlete Baldez, o estado tem realizado ações de combate ao Aedes. Ela relembra a importância da colaboração da população para impedir o nascimento do transmissor.
 
SONORA: Arlete Baldez – diretora geral da vigilância
 “Só assim, nesse trabalho universal, integrado, de toda a população com o poder público, com todas as parcerias nós conseguiremos vencer esse mosquito”
 
REPÓRTER: Atualmente Rondônia conta com mais de mil e 600 agentes de saúde comunitários e de combate a endemias. Neste ano foram confirmados  mais de dois mil e 900 casos de dengue, 18 de chikungunya e 61 do vírus Zika, sendo 37 em gestantes. 11 casos de microcefalia foram notificados, dos 8 avaliados até agora, nenhum causado pelo Zika. Além da capital Porto Velho,  Vilhena, Espigão D’oeste e Santa Luzia estão entre os municípios mais afetados pelo aedes. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, relembra qual a maneira mais eficiente para se proteger das três doenças transmitidas pelo mosquito.
 
SONORA: Cláudio Maierovitch – diretor de vigilância das doenças transmissíveis              
“A principal forma de eliminar o mosquito Aedes aegypti, que transmite pelo menos três vírus, que são muito importantes no Brasil - vírus que causa a dengue, que causa a chikungunya e que causa zika - é evitando que o mosquito nasça, evitando a proliferação dos mosquitos. O mosquito precisa de água para colocar seus ovos e para que surjam novos mosquitos. Então é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada.”


REPÓRTER: Para outras informações sobre dengue, Zika e chikungunya acesse o site combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Raphael Costa

Receba nossos conteúdos em primeira mão.