RONDÔNIA: Estado vai receber R$2,3 milhões de recurso adicional para combater o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Quarenta e seis municípios do Rondônia vão receber do Governo Federal dinheiro extra para combater o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Para reforçar a prevenção, o Ministério da Saúde vai repassar ao estado dois milhões e trezentos mil reais extras, em duas parcelas. Na primeira, serão liberados um milhão e trezentos mil reais. Já o repasse da segunda parcela, de 916 mil e 700 reais, vai depender do cumprimento de algumas exigências do Ministério da Saúde. Um delas é que os municípios façam o levantamento que mede o índice de infestação do mosquito transmissor dos vírus. Estas informações deverão ser apuradas pela Secretaria Estadual de Saúde de Rondônia e repassadas ao Ministério da Saúde até o dia 30 de junho. 


A Diretora da Agência Estadual de Vigilância Sanitária de Rondônia, Arlete Baldez, disse que todos os municípios do Estado já fazem este levantamento e que este recurso extra vai ser de extrema importância para o combate ao mosquito. Agora o próximo passo da agência é passar todas as informações para os novos gestores, que tomaram posse em primeiro de janeiro, para que eles continuem com as ações iniciadas anteriormente.

TEC./SONORA: Arlete Baldez, diretora da Agência Estadual de Vigilância Sanitária de Rondônia

 

“É um recurso importante. Agora, lá para o final de janeiro nós já vamos fazer esta reunião com os gestores e técnicos para fortalecer estas ações de controle do combate ao mosquito.”

LOC.: O Diretor-geral do Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia, o Lacen, Luiz Tagliani, fala da importância de planejar a aplicação e distribuir bem esse recurso.

TEC./SONORA: Luiz Tagliani, diretor-geral do Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen)

“É muito importante termos estes recursos bem distribuídos, bem planejados pela Vigilância Sanitária, pelas Vigilâncias Epidemiológicas de cada município, para que nós possamos, junto com o estado todo de Rondônia, junto com a Agevisa, formar equipes, estabelecer metas, planos para que este mosquito possa ser finalmente combatido à altura.”


LOC.: Segundo o último levantamento feito pelo Ministério da Saúde, 17 municípios de Rondônia estão em situação de alerta ou risco de surto de Dengue, Zika e Chikungunya. Os mais infestados são Monte Negro, Parecis, Espigão D’Oeste, Buritis e Alto Paraíso. E para este ano, há indícios de que aumentem os casos de Chikungunya.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse que este recurso extra de dois milhões e trezentos mil reais é fundamental para ações de prevenção e pede ajuda da população no que se refere ao combate do mosquito.

TEC./SONORA: Ricardo Barros, ministro da Saúde

“Estou aqui pedindo o seu apoio para que nós tenhamos um Ano Novo com menos casos de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Para isto acontecer, basta que cada um de nós e todos vocês, cuidem de mobilizar sua família, sua comunidade e eliminar os focos do Mosquito na sua casa, no seu local de trabalho, nos locais públicos que você frequenta. Estamos juntos nesta luta! Todas as sextas-feiras mobilize a sua família durante este Ano Novo. Muito obrigado, contamos com você.”

 

LOC.: Mas e você? Tem feito a sua parte? Ajude também a não deixar que o mosquito se prolifere. Para saber mais sobre as doenças e formas de combate, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. 

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.