RONDÔNIA: Cinco cidades de Rondônia estão em estado de risco para focos do mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O estado de Rondônia registrou mais de sete mil casos de Dengue em 2016, de acordo com o último boletim epidemiológico publicado pelo Ministério da Saúde. Cinco municípios estão em situação de risco: Monte Negro, Parecis, Buritis, Espigão D´Oeste e Alto Paraíso. A Dengue, Zika e Chikungunya, transmitidas pelo mesmo mosquito, podem deixar a pessoa de cama vários dias, sem conseguir se levantar para nada. A atendente de caixa, Elaila Ferreira, de 18 anos, que mora em Espigão D’Oeste, teve Dengue e conta que mesmo dois meses depois, ainda sentia sintomas da doença. Ela acredita que foi picada pelo mosquito dentro da própria casa. 
TEC/SONORA: Elaila Ferreira, Atendente de caixa

“Eu acredito que dentro de casa, porque onde a gente morava tinha bastante árvore, e quando chovia acumulava água no fundo do quintal. Eu sentia fraqueza, não sentia fome, toda comida não me dava vontade de comer, eu rejeitava.”
 
LOC: O que aconteceu com a Elaila mostra o quanto é importante a gente não deixar que a água se acumule em locais ou objeto dentro de casa. Na região Norte a maioria dos criadouros do mosquito foi encontrada no lixo. A diretora de epidemia da Agência Estadual de Vigilância em Saúde, Maria Arlete explica como é importante à ajuda de todos.
 
TEC/SONORA: Maria Arlete, diretora de epidemia da Agevisa 
 “É muito importante, é importantíssimo. Mesmo o município apresentando 100% de visitas nas casas, o agente passa hoje, mas ele só vai voltar daqui a dois meses. Se o morador não mantiver sua inspeção semanal, o município pode ter 100% de visita e entrar em surto”. 
 
LOC: Verifique sua caixa d’água, a calha do seu telhado, os vasos de planta e se há pneus velhos jogados no quintal ou na vizinhança. Faça sua parte para que o mosquito não tenha vez em Rondônia. Para saber mais sobre o mosquito e as doenças que ele transmite acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.