ROLIM DE MOURA (RO): Fossas abertas preocupam como focos de reprodução do mosquito da Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O ano de 2016 não foi fácil para o município de Rolim de Moura na luta contra a Dengue. Dados da Secretaria de Saúde do estado de Rondônia mostram que o município registrou 358 casos confirmados de Dengue, 9 de Chikungunya e 3 do vírus Zika. Para o prefeito da cidade, Luizão do Trento, apesar dos esforços do executivo municipal, a principal dificuldade na luta contra a proliferação do mosquito se dá pela quantidade de fossas abertas na cidade.

TEC/SONORA: Luizão do Trento, prefeito de Rolim de Moura (RO)

“Fizemos um levantamento, há um ano e meio atrás. Nós tínhamos mais de 3,5 mil fossas abertas, com espaço para que o mosquito entre ali e prolifere. E daí, nós tivemos muitos casos de Dengue no ano passado e nos anos anteriores também. Daí, nós queremos prevenir.”

 LOC: Para o sanitarista Divino Valero, a situação do município é de atenção a essas possíveis entradas nas fossas, que podem criar uma situação de risco que, muitas vezes, é invisível. Para o sanitarista, a fossa precisa ser devidamente lacrada, de acordo com as regras sanitárias existentes. O especialista ainda dá a dica de como manter o local vedado, impossibilitando a passagem do mosquito.

TEC/SONORA: Divino Valero, sanitarista

 “O risco é absoluto. Basta ter meia lâmina de água e você tem as condições ideais para se complementar o ciclo do inseto. O ideal é que essas fossas sejam tapadas por completo. Geralmente, em uma fossa se costuma fazer uma tampa de concreto, e deixar uma saída, um cano. Você não precisa tratar essa fossa, até porque o custo seria muito alto. Você compra 10 metros de tela, corta na espessura do cano, coloca uma liga – aquelas de bolso – e amarra. Já está seguro. O importante é: mesmo que tenha larva do mosquito na fossa, mas ela estando vedada, não tem risco nenhum.”

LOC: Para a liderança municipal, o foco no momento é a prevenção de casos. Segundo o prefeito, a cidade já sofreu com a Dengue Hemorrágica, e o objetivo é evitar que se chegue a esse extremo.

TEC/SONORA: Luizão do Trento, prefeito de Rolim de Moura (RO)

“Estamos focando forte nessa prevenção. Nos anos anteriores, tivemos casos de Dengue Hemorrágica na nossa cidade. E não queremos que isso aconteça novamente.”

LOC: Cidadão de Rolim de Moura, faça a sua parte. Verifique quintais, vasos de plantas e, principalmente, as fossas. Não dê espaço para a proliferação do mosquito. Acesse saude.gov.br/combateaedes e confira as dicas para evitar a reprodução do mosquito.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.