REPÓRTER: Um dos bairros cariocas mais conhecidos, Copacabana, vai ser palco de provas de sete modalidades olímpicas, distribuídas nas instalações da Lagoa, Leme, Marina da Glória e no Forte de Copacabana. Para garantir a realização das competições com a segurança e organização necessária, a Prefeitura do Rio de Janeiro preparou um esquema para os arredores de onde as provas vão acontecer.
Entre as alterações que vão ser feitas estão pontos de bloqueios para veículos e pedestres e proibição de estacionamento. Na região da Lagoa, até o dia 30 de setembro, está proibido estacionar no Parque dos Patins. Até o dia 16 de setembro, estacionar nas Avenidas Borges Medeiros e Epitácio Pessoa, no canteiro central no Jardim de Alah, e na Rua general Tasso, entre a Avenida Lineu de Paula Machado e Borges de Medeiros também não será permitido. Do dia 4 ao dia 22 de agosto, todo o entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas será bloqueado. O mesmo ocorre na Avenida Henrique Dumond até o dia 21 de agosto.
Já no Leme, que vai ser palco do Vôlei de Praia, entre 6 e 18 de agosto, a Avenida Atlântica será fechada entre a Avenida Princesa Isabel e o Forte do Leme de três formas. Do dia 6 a 13, durante todo o dia, de 14 a 16, dá uma da tarde às duas da manhã e entre os dias 17 e 18, das sete da noite às três da manhã. É importante destacar que entre a Praça Almirante Júlio Noronha e a Rua Martim Afonso o fluxo será invertido. Na região da Marina da Glória, uma faixa do Aterro do Flamengo ficará interditada no sentido Centro até o dia 19 de agosto. A área de lazer do Flamengo vai ser suspensa nos dias 31 de julho e 7, 14 e 21 de agosto. Além disso, do dia 5 a 19 de agosto, será proibido estacionar na Praça Nossa Senhora da Glória e na Praça Paris. O secretário executivo de Coordenação do Governo do Rio de Janeiro, Rafael Picciani, afirma que apesar das mudanças nas vias, o funcionamento dos sistemas de transportes públicos não vai ser alterado.
SONORA: Rafael Picciani- secretário executivo de Governo
“O sistema que a cidade possui de transportes, ele estará intacto. Ele será absolutamente mantido a disposição da população que hoje o utiliza. Então todos os serviços, linhas, que a cidade do Rio possui, será mantido, exatamente para que a gente possa ter a presença dos Jogos Olímpicos, mas manter a possibilidade dos deslocamentos do carioca no seu dia-a-dia.”
REPÓRTER: A Secretaria Municipal de Transportes recomenda que os moradores das vias afetadas busquem outros pontos para estacionar seus veículos. Apenas ambulâncias e veículos de socorro vão poder ultrapassar os bloqueios. A secretaria também aconselha a população a dar preferência ao transporte público, além de planejar os deslocamentos pela cidade. Os pedestres deverão atravessar apenas os locais indicados pela sinalização.
Reportagem, Raphael Costa