RIO2016: Bloqueios e alterações no trânsito vão garantir provas em Copacabana

Alterações vão acontecer durante Jogos Olímpicos

Salvar imagem

REPÓRTER: Um dos bairros cariocas mais conhecidos, Copacabana, vai ser palco de provas de sete modalidades olímpicas, distribuídas nas instalações da Lagoa, Leme, Marina da Glória e no Forte de Copacabana. Para garantir a realização das competições com a segurança e organização necessária, a Prefeitura do Rio de Janeiro preparou um esquema para os arredores de onde as provas vão acontecer.
 
Entre as alterações que vão ser feitas estão pontos de bloqueios para veículos e pedestres e proibição de estacionamento.  Na região da Lagoa, até o dia 30 de setembro, está proibido estacionar no Parque dos Patins. Até o dia 16 de setembro, estacionar nas Avenidas Borges Medeiros e Epitácio Pessoa, no canteiro central no Jardim de Alah, e na Rua general Tasso, entre a Avenida Lineu de Paula Machado e Borges de Medeiros também não será permitido. Do dia 4 ao dia 22 de agosto, todo o entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas será bloqueado. O mesmo ocorre na Avenida Henrique Dumond até o dia 21 de agosto.
 
Já no Leme, que vai ser palco do Vôlei de Praia, entre 6 e 18 de agosto, a Avenida Atlântica será fechada entre a Avenida Princesa Isabel e o Forte do Leme de três formas. Do dia 6 a 13, durante todo o dia, de 14 a 16, dá uma da tarde às duas da manhã e entre os dias 17 e 18, das sete da noite às três da manhã. É importante destacar que entre a Praça Almirante Júlio Noronha e a Rua Martim Afonso o fluxo será invertido. Na região da Marina da Glória, uma faixa do Aterro do Flamengo ficará interditada no sentido Centro até o dia 19 de agosto. A área de lazer do Flamengo vai ser suspensa nos dias 31 de julho e 7, 14 e 21 de agosto. Além disso, do dia 5 a 19 de agosto, será proibido estacionar na Praça Nossa Senhora da Glória e na Praça Paris. O secretário executivo de Coordenação do Governo do Rio de Janeiro, Rafael Picciani, afirma que apesar das mudanças nas vias, o funcionamento dos sistemas de transportes públicos não vai ser alterado.
 
SONORA: Rafael Picciani- secretário executivo de Governo
 
“O sistema que a cidade possui de transportes, ele estará intacto. Ele será absolutamente mantido a disposição da população que hoje o utiliza. Então todos os serviços, linhas, que a cidade do Rio possui, será mantido, exatamente para que a gente possa ter a presença dos Jogos Olímpicos, mas manter a possibilidade dos deslocamentos do carioca no seu dia-a-dia.”
REPÓRTER: A Secretaria Municipal de Transportes recomenda que os moradores das vias afetadas busquem outros pontos para estacionar seus veículos. Apenas ambulâncias e veículos de socorro vão poder ultrapassar os bloqueios. A secretaria também aconselha a população a dar preferência ao transporte público, além de planejar os deslocamentos pela cidade. Os pedestres deverão atravessar apenas os locais indicados pela sinalização.

 

Reportagem, Raphael Costa

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.