RIO PRETO DA EVA (AM): Vacinação contra HPV ainda é baixa no município. Apenas 4% das meninas entre 11 e 13 anos foram imunizadas

Segunda dose da vacina contra HPV, que protege contra câncer do colo do útero, está disponível nos postos de saúde, de Rio Preto da Eva

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O município de Rio Preto da Eva, ainda apresenta baixa no número de vacinações contra o HPV, principal vírus causador do câncer no colo do útero. Até agora, apenas quatro por cento das meninas entre 11 a 13 anos realizaram a vacinação na segunda dose, índice muito baixo em relação a meta do ministério da Saúde, que é de, atingir 80 por cento das garotas. O câncer no colo do útero é o quarto tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer, e no estado do Amazonas, a estimativa é que 630 novos casos apareçam esse ano. A vacina é segura e, os efeitos colaterais são comuns como dor de cabeça, febre e coloração avermelhada na pele. De acordo com o diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, a vacina evita que o sistema imunológico das meninas fique doente e também não causam infecções.
 
SONORA: diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do ministério da Saúde - Cláudio Maierovitch
 
"A vacina contra o HPV, ela não contém vírus, ela não contém bactérias. Ela é uma vacina que contém algumas moléculas que são agrupadas por um procedimento de biologia, de engenharia genética, que são moléculas que também estão presentes no vírus, justamente para mostrar para o sistema imunológico das pessoas um pedacinho do vírus e, ensiná-lo a reagir contra esse pedaço do vírus. Como a vacina não tem vírus e não tem bactérias ela não produz infecção, ela é uma vacina extremamente segura".
 
REPÓRTER: As vacinas estão disponíveis de forma gratuita. Para se imunizarem, as meninas de Rio Preto da Eva devem comparecer em um dos nove postos de saúde da cidade, levando a caderneta de vacinação ou algum documento de identidade. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das oito da manhã às cinco da tarde.  
 
Reportagem, Lucas Bolzan

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.