RIO PRETO DA EVA (AM): Segunda dose da vacina contra HPV ainda está disponível no município

Meninas entre 11 e 13 anos devem ir aos postos de saúde, de Rio Preto da Eva, para se proteger do câncer do colo do útero

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Atenção meninas de Rio Preto da Eva, que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra o HPV. A imunização continua disponível nos postos de saúde do município para as adolescentes que têm entre 11 e 13 anos de idade. A população amazonense não pode esquecer da importância da vacina contra o vírus, que previne contra o câncer do colo do útero. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis, do ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, garante que, a vacina contra o HPV é segura e a aplicação não dói.

SONORA: diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis, do ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
 
"A vacina contra o HPV, ela não contém vírus, ela não contém bactérias. Ela é uma vacina que contém algumas moléculas, que são agrupadas por um procedimento de biologia, de engenharia genética, que são moléculas que também estão presentes no vírus, justamente para mostrar para o sistema imunológico das pessoas um pedacinho do vírus e ensiná-lo a reagir contra esse pedaço do vírus. Como a vacina não tem vírus e não tem bactérias ela não produz infecção, ela é uma vacina extremamente segura”.
 
REPÓRTER: A imunização contra o HPV só vai estar completa com as três doses. Quando as meninas tomarem a primeira dose, elas vão ter que tomar a segunda dose seis meses depois. A terceira dose, que é o reforço, deve ser aplicada cinco anos depois da primeira dose. O município tem oito unidades de saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira, de oito da manhã às cinco da tarde. As jovens não podem esquecer de levar o cartão de vacinação ou um documento de identidade quando forem se vacinar.
 
Com colaboração de Guilherme Pesqueira, reportagem, Henrique Carmo

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.