RIO MARIA(PA): Reservatórios de água podem virar foco do mosquito

De acordo com a Secretaria de Saúde de Rio Maria, o município já registra 25 casos suspeitos de Dengue e 25 casos suspeitos de Zika. 

SalvarSalvar imagem

 
LOC: A grande preocupação no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika ainda é o cuidado dentro de casa. De acordo com a Secretaria de Saúde de Rio Maria, o município já registra 25 casos suspeitos de Dengue e 25 casos suspeitos de Zika. Então a população precisa aumentar a vigilância e impedir o surgimento de criadouros do mosquito em água parada. Quem improvisa armazenamento de água em latões e em outros reservatórios por medo da falta de abastecimento, por exemplo, precisa garantir que eles estejam muito bem tampados, senão o mosquito vai botar os ovos lá dentro. A Coordenadora de Vigilância em Saúde de Rio Maria, Janaina Cristina, explica que é dever de cada morador observar possíveis focos do mosquito em casa.
 
TEC/SONORA: Janaina Cristina Lima, Coordenadora de Vigilância em Saúde de Rio Maria (PA)
 
“Se o morador não recolhe os recipientes, mas se a gente acaba recolhendo, pode ser que eles continuem lá até a próxima visita. Esse é um trabalho de formiguinha. Então, se o morador não está olhando o seu quintal, se ele não está tomando conta daquilo, quando a gente passar de novo, provavelmente tem outros focos.”
 
LOC: Maria Nercília de Castro mora no Jardim Maringá. Em abril deste ano, ela, a mãe e a filha sofreram com os sintomas da Chikungunya e ficaram muito mal por mais de 15 dias. Muitas pessoas em sua rua também tiveram os sintomas. Maria acredita que foi de um lote abandonado na vizinhança que saiu o causador de tudo isso. Ela conta o que passou depois que foi vítima do mosquito.
 
TEC/SONORA: Maria Nercilia de Castro, Funcionária Pública
 
“Sentia muita dor no corpo, muita fraqueza, dor de cabeça, febre alta, entendeu? Mas o que mais me incomodava era a dor nas pernas. Eu não dava conta de fazer nada, exercício nenhum. Fiquei umas duas semanas sem fazer nada. Não tem ânimo, entendeu? Nem para se alimentar. Foram vários dias amargos mesmo.
 
LOC: É muito doloroso, né? Rio Maria tem 62 agentes realizando visitas domiciliares para evitar que isso aconteça também com a sua família. Não descuide de água parada e elimine qualquer entulho que possa ser criadouro do mosquito transmissor da Dengue, Chikungnunya e Zika. Saiba como identificar os focos no site: saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.