RIO LARGO (AL): Ministro da Saúde convida população a exterminar focos do Aedes aegypti

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
 
 
REPÓRTER: O combate ao Aedes aegypti tem sido estimulado nas cidades alagoanas, já que o mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e o vírus Zika tem se reproduzido de forma preocupante.
 
Em todo o estado, os números de notificações da doença não param de crescer. Só para o Zika vírus, que pode causar microcefalia em bebês, são aguardados os resultados de 543 exames. Ainda segundo o boletim epidemiológico da secretaria estadual de Saúde, foram notificados mais de seis mil e cem casos de dengue em Alagoas até o ultimo dia 22 de abril. 
 
O município de Rio Largo foi classificado pelo Ministério da Saúde como prioritário no reforço às ações de combate ao mosquito. A prefeitura tem trabalhado nesse sentido e está enviando agentes de endemias e da Vigilância Sanitária a estabelecimentos comerciais e escolas públicas e particulares para verificar a existência de criadouros. Também estão sendo distribuídos materiais informativos para orientar os moradores sobre como cuidar de casa, recolher o lixo e evitar locais com água parada. 
 
O ministro da saúde, Marcelo Castro, convida os moradores a unirem esforços para eliminar os focos na cidade.     
 SONORA Marcelo Castro, ministro da Saúde
 “Historicamente, estamos passando por um mês que favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, por isso, precisamos continuar fortalecendo as ações de combate ao mosquito para conseguirmos mudar esse quadro. Receba os agentes para as vistorias e fique atento às orientações que eles vão lhe dar para eliminação dos criadouros do mosquito. Não esqueça também de fazer a sua parte: reserve 15 minutos por semana para fazer a ronda em casa e acabar com o mosquito Aedes aegypti. Envolva toda a família nessa luta. Um mosquito não é mais forte que um país inteiro”.
 REPÓRTER: Se você suspeitar de algum criadouro na cidade, pode fazer uma denúncia pelo o telefone da Ouvidoria da Saúde. O número é 155. Se você quiser saber mais sobre como se prevenir e combater o mosquito no site: combateaedes.saude.gov.br
 

 

Reportagem, William Nascimento

Receba nossos conteúdos em primeira mão.