RIO GRANDE DO SUL: População gaúcha se preocupa em não pegar Dengue mais de uma vez

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC:  O estado do Rio Grande do Sul registra neste ano 2.429 casos confirmados de Dengue, segundo levantamento da Secretaria Estadual de Saúde. Desses, 2.155 eram autóctones, quando o contágio acontece dentro do próprio estado, o que significa um índice de 89%. A estudante Natália Capra tem 20 anos e mora na cidade de Uruguaiana, um dos municípios que sofrem com a infestação do mosquito que, além da Dengue, transmite o vírus Zika e a febre Chikungunya. Ela conta que o cansaço causado pela doença a impossibilitou até mesmo de ir à faculdade.

TEC/SONORA: Natália Capra, estudante.
 
“Eu comecei com ânsia de vômito e febre. Comecei a ficar ruim um dia, e no outro fui consultar. Daí falaram que era Dengue, que tinha que ficar de repouso, mas me sentia muito cansada e com febre, daí não conseguia ir pra aula. Cansaço, não conseguia fazer nada, só de cama.”


LOC: Mas para Natália o pior foi o fato de ter ficado doente com algo que é possível evitar. Ela ainda faz um alerta para uma outra complicação da doença: a Dengue Hemorrágica.

TEC/SONORA
: Natália Capra, estudante.

“Eu acho que a gente tem que ter o maior cuidado possível, não é uma coisa difícil de cuidar, né. É simples, é simples cuidar, não deixar água para. O problema não é só adquirir uma vez, né. O problema é adquirir os vários tipos da Dengue e acabar tendo uma Dengue Hemorrágica, que daí sim é muito sério.”


LOC: É, Natália, você tem toda a razão. Ter Dengue uma vez significa uma maior facilidade para contrair a forma mais agressiva da doença, a Dengue Hemorrágica, que é ainda mais letal. O infectologista do Hospital Regional da Asa Norte, de Brasília, explica essa relação.

TEC/SONORA
: Doutor Tarquino Sanchez, infectologista do Hospital Regional da Asa Norte/DF

“A Dengue Hemorrágica é mais frequentemente vista em pacientes que já tiveram anteriormente Dengue, e cada vez que você pegar Dengue a resposta imunológica ampliada, que a gente chama, uma exacerbação da resposta imunológica, que pode desencadear a forma grave da Dengue, a Dengue Hemorrágica.”

LOC: Com esse perigo não podemos dar mole. Ajude a combater a doença e evite que você, sua família e seus vizinhos contraiam o vírus da Dengue. Saiba mais em saude.gov.br/combateaedes. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.