RIO GRANDE DO SUL: Estado ainda tem vagas disponíveis para profissionais do Programa Mais Médicos

Este ano, o Rio Grande do Sul passou a oferecer mais 218 vagas do Programa Mais Médicos para profissionais que queiram atuar nos municípios carentes de atendimento em saúde, mas 10 vagas ainda precisam ser preenchidas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

Temo de áudio –

REPÓRTER: Este ano, o Rio Grande do Sul passou a oferecer mais 218 vagas do Programa Mais Médicos para profissionais que queiram atuar nos municípios carentes de atendimento em saúde. Como o estado ainda não conseguiu preencher todas as vagas, o Ministério da Saúde vai realizar uma segunda chamada, conforme explica o ministro da Saúde, Arthur Chioro:

SONORA: SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro

“Se essas vagas não forem totalmente preenchidas neste edital, tem uma terceira rodada de escolha ainda para os médicos brasileiros. Se ainda sobrarem vagas, vai-se para uma etapa para médicos brasileiros formados no exterior que não têm diplomas validados. Se não forem totalmente preenchidas, vai uma para os intercambistas individuais de outros países e só por fim iria pra cubanos.”  

REPÓRTER: Somente na primeira chamada do novo edital do Mais Médicos, o Rio Grande do Sul conseguiu preencher 208 vagas de médicos para as equipes de Saúde da Família. O diretor de Ações em Saúde da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, Elson Farias, conta que a chegada dos profissionais do Programa está fazendo a diferença no estado:

SONORA: diretor de Ações em Saúde da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul - Elson Farias

“O grande impacto foi no acesso, do quanto que as pessoas estavam sem atendimento e passaram a ser atendidas. O Rio Grande do Sul estava com uma cobertura de Saúde da Família muito baixa e nós chegamos a quase 50% agora e tivemos um acréscimo muito grande de profissionais, chegando a quase 1.100 profissionais de Atenção Básica a partir do Mais Médicos.”  

REPÓRTER: Mas 10 vagas ainda precisam ser ocupadas por profissionais do Mais Médicos. O diretor de Ações em Saúde da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, Elson Farias, aproveita para convidar outros médicos brasileiros para atuarem nas unidades básicas de saúde dos municípios gaúchos onde moram as pessoas mais carentes de atendimento em saúde:

SONORA: diretor de Ações em Saúde da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul - Elson Farias

“É muito importante nesse momento falar para os médicos brasileiros atender essa convocatória para que todos nós possamos ter um atendimento de qualidade e, principalmente, nesse momento em que nós estamos passando por uma mudança muito grande na formação dos médicos e na colocação dos médicos junto à população. A gente sabe que a medicina da Atenção Básica muda muito os indicadores da saúde da população, então, nessa hora, a gente convoca todos os médicos para dar o seu apoio e a sua colaboração.”   

REPÓRTER: Para saber mais sobre o programa Mais Médicos, acesse a página do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br.

Reportagem, Ana Cláudia Amorim

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.