RIO GRANDE DO SUL: Autonomia da PF vai melhorar ações no estado, diz diretor da ADPF

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Durante a semana, a Polícia Federal apreendeu duas toneladas de maconha em Porto Alegre. A droga, que veio do Paraguai, estava em um caminhão abordado na zona Sul da capital. Seis pessoas foram presas por tráfico internacional de drogas. Além disso, a PF apreendeu um revólver, uma pistola, dois automóveis e o caminhão onde estava a carga. A ação exemplifica a importância da atuação da Polícia Federal no estado. A corporação é vinculada ao ministério da Justiça e, segundo os delegados da PF, pode sofrer interferências políticas em suas ações. Uma ação para combater o tráfico de drogas, por exemplo, precisa de estrutura como o uso de viaturas, entre outros. Para o diretor Regional da Associação dos Delegados de Polícia Federal, no Rio Grande do Sul, José Mauro Pinto Nunes, quando a liberação do dinheiro destinado para a polícia é pouco, ou seja, quando o ministério da Justiça deixa de investir na Polícia Federal, as ações de combate ao crime, a corrupção e a vigilância das nossas fronteiras podem sofrer prejuízos. Ele explica que, a única forma de livrar a Polícia Federal de possíveis interferências políticas é a autonomia administrativa e orçamentária da instituição ser aprovada no Congresso Nacional.
SONORA: diretor Regional ADPF-RS, José Mauro Pinto Nunes
“O que a gente entende, enquanto Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, é que para desenvolver melhor nosso trabalho, aprimorar o que está sendo feito e não mudar o que está sendo feito, a autonomia administrativa, financeira, orçamentária da Polícia Federal é muito importante”.
REPÓRTER: No Rio Grande do Sul, os delegados de Polícia Federal estão em campanha pela aprovação no Congresso Nacional do projeto de Emenda Constitucional, a PEC 412, que prevê a autonomia administrativa e orçamentária da corporação. O projeto aguarda para ser votado na comissão de Constituição e Justiça. Quando passar a valer, a PEC 412 vai permitir que os próprios policiais federais administrem os recursos da instituição. O diretor Regional da ADPF, no Rio Grande do Sul, José Mauro Pinto Numes, lembra que a autonomia da Polícia Federal vai beneficiar os gaúchos e toda a população do país.
SONORA: diretor Regional ADPF-RS, José Mauro Pinto Nunes
“No momento que a gente tem autonomia orçamentária, a gente consegue planejar como que a gente vai gastar nossos recursos. Com é que a gente vai executar nossas operações, tornar mais eficiente o gasto público para que ele atinja melhor seu resultado”. 
REPÓRTER: Uma carta do povo brasileiro em favor da aprovação da PEC 412 está sendo assinada pela população em todos os estados. O documento já reuniu cerca de 400 mil assinaturas e está disponível na internet, no endereço adpf.org.br

 

Reportagem, Cristiano Carlos 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.