RIO GRANDE DO NORTE: Mais de 84 mil meninas de 9 a 11 anos devem receber a segunda dose da vacina contra HPV no estado.

Salvar imagem

TEC: Trilha (BG)
 
LOC: Débora Cristina Ferreira, de 29 anos, sempre foi precavida quando o assunto é saúde. A jovem natalense faz exames ginecológicos preventivos a cada três meses. E foi em um exame de fertilização, realizado em abril passado, que descobriu um câncer no colo do útero, ocasionado por uma infecção pelo Papiloma Vírus Humano, o HPV.
 
TEC: Débora Cristina Ferreira, personagem.
 
“Descobri dia 30 de abril, quando foi dia 14 de maio comecei meu tratamento. Fiz 33 sessões de radioterapia, mais seis de quimioterapia e mais quatro sessões de braquiterapia”.
 
LOC: Segundo Débora, as complicações da doença tiraram a possibilidade de ter filhos. Mas, graças ao tratamento intensivo, ela, que tinha 30% de chance de cura, se livrou da doença. Débora aconselha todas as meninas e adolescentes que se previnam ao máximo do vírus HPV.
 
TEC: Débora Cristina Ferreira, personagem.
 
“Eu acho muito importante mesmo as adolescentes tomarem a vacina, porque o HPV está aí, solto. Não tá escrito na testa de ninguém que tem o HPV. Então eu aconselho muito vocês a tomarem a vacina contra o HPV, porque o HPV dá o câncer de colo de útero como eu tive, eu não desejo pra ninguém ter o câncer porque o tratamento do câncer é muito horrível, muito ruim, mexe muito com a gente.”
 
TEC: Sobe e desce BG.
 
LOC: A infecção pelo vírus HPV é uma das principais causas do câncer de colo de útero, doença que mata mais de cinco mil mulheres no Brasil, anualmente, de acordo com dados do Ministério da Saúde. No Rio Grande do Norte, o Instituto Nacional do Câncer estima que devam surgir 260 casos deste tipo de câncer, ainda neste ano. Para livrar as futuras mulheres potiguares da doença, o Ministério da Saúde, a secretaria estadual de saúde, e as secretarias municipais de Saúde e de Educação, têm a meta de vacinar mais de 84 mil jovens de 9, 10 e 11 anos, que é a faixa etária foco da mobilização nacional contra o HPV. A segunda dose da vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde do SUS e em escolas parceiras. As adolescentes de 12 e 13 anos, alvos da vacinação no ano passado, ainda podem tomar a primeira ou a segunda dose, caso não tenham sido vacinadas à época.
 
TEC: Sobe e desce BG.
 
LOC: O coordenador de Imunização do Rio Grande do Norte, Fernando Jackson da Silva, informa que os municípios potiguares estão se articulando para superar as taxas de vacinação registradas na mobilização da primeira dose, quando apenas 44% das meninas na faixa etária da campanha foram vacinadas. Dos 167 municípios, 64 atingiram índices abaixo de 50% de garotas vacinadas. Estas cidades estão concentradas nas regiões Sudeste, Central e Norte do estado. Entre elas, estão a capital Natal, Macaíba, São Tomé, Lajes e Mossoró. O coordenador de imunização do Rio Grande do Norte, Fernando Jackson da Silva, faz um apelo às mães, pais e responsáveis das jovens e adolescentes.
 
TEC: Coordenador da Imunização do Rio Grande do Norte, Fernando Jackson da Silva.
 
“A vacina protege a menina contra 4 tipos do vírus. Por isso ela é chamada de quadrivalente. É uma vacina segura, gratuita, e está incluída no Calendário Nacional de Vacinação. As meninas que têm de 9 a 11 anos de idade: por favor, procurar os postos de saúde mais próximos para tomar a primeira dose. E as que tomaram a primeira dose, procurar os postos de saúde para tomar a segunda dose.”
 
LOC:  A criança ou a adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. Quem recebeu a primeira dose deve receber agora a segunda dose, administrada seis meses depois da primeira, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. A meta do Ministério da saúde é de que até o final do ano, 80% das meninas com idade entre 9 e 11 estejam vacinadas. Se você é mãe, pai ou responsável por menina nesta idade, leve-a a uma Unidade de Saúde e leve junto o cartão de vacinação. A vacina é o único meio de garantir a proteção contra o HPV pelo resto da vida. Obtenha mais informações sobre a vacina contra o câncer do colo do útero e o HPV em uma unidade de saúde mais próxima de sua casa e no portal do Ministério da Saúde na Internet, www.saude.gov.br/hpv.

TEC: Encerra trilha (BG).

 

 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.