RIO GRANDE DO NORTE: Mais de 500 mil casas já receberam visitas de combate ao Aedes no estado

Cerca de 500 mil residências já receberam a visita de agentes comunitários de saúde e de endemias no combate ao Aedes aegypti, no Rio Grande do Norte. Com ajuda de militares das Forças Armadas, Bombeiros e Defesa Civil, os agentes procuram focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e vírus Zika em 167 cidades do estado.

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Cerca de 500 mil residências já receberam a visita de agentes comunitários de saúde e de endemias no combate ao Aedes aegypti, no Rio Grande do Norte. Com ajuda de militares das Forças Armadas, Bombeiros e Defesa Civil, os agentes procuram focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e vírus Zika em 167 cidades do estado. Outro objetivo das visitas é conscientizar a população sobre a necessidade de combater e destruir os criadouros do mosquito. A meta dos agentes é vistoriar mais de um milhão de casas em todo estado. Mas as ações só vão ter eficácia se os moradores facilitarem a entrada dos profissionais nas residências. Caicó, Martins e Parnamirim estão entre os municípios com maior número de casos de infestações pelo Aedes aegytpi, segundo a secretaria estadual de Saúde. Lauraci Macedo Cerrão mora no bairro Parque Industrial, em Parnamirim, e teve a casa vistoriada. Para a auxiliar de enfermagem, todos devem tomar os cuidados necessários para evitar os focos do mosquito.

 

SONORA: Auxiliar de enfermagem Lauraci Macedo Cerrão

 

“Ele era do Exército mesmo, aquela farda que tem várias estampas. E ele olhou para ver se tinha alguma coisa, não só era areia, aí depois ele entrou e foi olhar os banheiros, e foi olhar na área de serviço, e perguntou se eu fazia a limpeza na caixa. Eu não junto nenhuma garrafa. Meu lixo é selecionado, ele é bem tampado. Eu gostaria que as pessoas realmente se educassem e elas esperassem pela orientação que eles dão. Geralmente quem aceita visita mantém a sua casa limpa.”

 

REPÓRTER: Mais da metade dos imóveis já foram visitados em todo o estado. A meta é alcançar 100% até o final de fevereiro, de acordo com a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte. O coordenador de controle vetorial do Rio Grande do Norte faz convoca a população de todo o estado a colaborar com a entrada dos agentes.

 

SONORA: coordenador de controle vetorial do estado (RN) - Walter Luis dos Santos

“Então nesse momento, a gente solicita a toda a população que abram as suas portas para receber a visita do agente. Ele vai estar lhe informando a respeito da situação de seu ambiente domiciliar, de sua casa, como você deve fazer para evitar a proliferação do vetor no ambiente que você vive. Então é um apelo, a gente solicita da população a participação ativa nesse processo, para que a gente consiga vencer essa guerra.”

REPÓRTER: A recomendação do Ministério da Saúde é que cada família reserve 15 minutos por semana para combater o mosquito Aedes. A principal forma de se proteger do Zika e microcefalia, da dengue e chikungunya é impedir que o mosquito nasça.  O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, lembra que o combate ao Aedes dever ser rotineiro e não pode parar.

 

SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde

 O que a gente precisa ter a compreensão é a de que é um trabalho que é duradouro, que nós não vamos eliminar o mosquito de uma hora para outra e que é preciso ser uma ação continuada, rotineira, sistemática.”

 

REPÓRTER: De acordo com o Ministério da Saúde, 70 por cento da população do Aedes Aegypti nasce dentro de casa. Por isso, a participação da população é fundamental. Saiba mais na internet, no endereço: combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.