RIO GRANDE DO NORTE: Estado registra 3.052 notificações de febre chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: A luta para exterminar o Aedes aegypti virou prioridade no Rio Grande do Norte. O mosquito, que transmite a dengue e o vírus Zika, também é o responsável por causar a febre chikungunya, doença que já teve 3.052 notificações no estado, só neste ano. O dado é do último boletim do Ministério da Saúde, divulgado nesta terça-feira, dia 26. O documento se refere ao período de janeiro até o dia 2 de abril. No ano passado, neste mesmo intervalo, duas mil e 500 pessoas tiveram chikungunya, no Rio Grande do Norte.  O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Claudio Maierovitch, explica quais são os sintomas da doença.

 

SONORA: Claudio Maierovitch, diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde

 

 “A chikungunya tem como sua marca principal a dor nas articulações e a dificuldade de caminhar. Inclusive, dificuldade de ficar em pé. A pessoa tende a ficar com o corpo curvo e deitar na cama. Muitas vezes, ela mal consegue segurar objetos, para escovar os dentes, para comer, porque as articulações doem muito”.

 

REPÓRTER: Justamente para exterminar o Aedes aegypti e não deixar que os potiguares adoeçam por culpa do mosquito, mais de três mil agentes de saúde e endemias estão nas ruas do estado, visitando os lares da população para ajudar a identificar e eliminar os criadouros do inseto. Vale lembrar que o jeito mais fácil de não pegar nenhuma doença que o Aedes transmite é não deixando o mosquito nascer. Por isso, além de receber a visita dos agentes, a recomendação é a de que toda semana você separe um tempinho para eliminar os focos do mosquito de dentro de casa, como lembra o Ministro da Saúde, Marcelo Castro.

 

SONORA: Marcelo Castro, ministro da Saúde

 

“Não se esqueça também de fazer sua parte. Reserve 15 minutos por semana para fazer a ronda em casa e acabar com o mosquito Aedes aegypti. Envolva toda a família, amigos e vizinhos nessa luta. O mosquito não é mais forte que um país inteiro”.

 

REPÓRTER: Neste ano, mais de 39 mil casos de chikungunya já foram registrados no Brasil e 15 pessoas morreram por causa da doença. Por isso, se você tiver algum sintoma, não deixe de procurar um médico. Mais informações sobre como se proteger da febre chikungunya e de todas as doenças que o Aedes aegypti transmite podem ser encontradas na internet, no endereço: combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.