RIO GRANDE DO NORTE: Estado irá receber R$ 2,7 milhões de recurso adicional para combater a Dengue, Zika e Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Cento e sessenta e sete municípios do Rio Grande do Norte vão receber mais dinheiro do Ministério da Saúde para combater o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Para reforçar a prevenção, o Ministério vai repassar ao Estado Dois milhões e setecentos mil reais extras, em duas parcelas. Na primeira, serão liberados um milhão e seiscentos mil reais. 


Já o repasse da segunda parcela, de um milhão e cem mil reais, vai depender do cumprimento de alguns critérios. Um deles é que os municípios façam o Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Mosquito, o LIRAa. Estas informações deverão ser apuradas pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte e repassadas ao Ministério da Saúde até o dia 30 de junho de 2017.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse que este recurso extra é fundamental para ações de prevenção.

TEC./SONORA
: Ricardo Barros, ministro da Saúde

 “Há um grande investimento no combate ao mosquito. É uma determinação do presidente Michel Temer e nós esperamos terminar 2017 com estatísticas mais favoráveis na questão do resultado do combate que será feito com a ajuda de cada cidadão. Por favor, cada cidadão está convocado a nos ajudar a combater o mosquito.”

LOC.: De acordo com o último levantamento feito pelo Ministério da Saúde, vinte e um municípios do Rio Grande do Norte estão em situação de alerta ou de risco. E com a chegada do Verão, este número pode aumentar.

E para combater o mosquito, é preciso a ajuda de toda a população, inclusive dos novos gestores públicos, como explica a Subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica do Rio Grande do Norte, Maria Lima.

TEC./SONORA: Maria Lima, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica

“Nós pedimos que a população possa contribuir com isto, os gestores públicos que estão assumindo os municípios neste momento, que eles possam fazer do controle vetorial como uma das prioridades neste primeiro semestre da sua gestão, já que nós temos os vírus circulando aqui no Estado. Nós temos Dengue, temos Zika e Chikungunya. Zika e Chikungunya são dois vírus novos. Então nós temos mais de 90% da população suscetível à estes vírus.”

LOC.: E a preocupação não é por acaso. Segundo a Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica, a SUVIGE, em 2016 foram confirmadas 47 mortes relacionadas a alguma das três doenças. Foram mais de 9 mil e seiscentos casos de dengue no Estado. As 10 mortes provocadas pela doença aconteceram em cinco municípios: uma em Natal, 6 em Mossoró, uma em Currais Novos, uma em Pedro Avelino e uma em Jardim do Seridó.

Em relação à Chikungunya, já foram confirmados mais de 8 mil e cem casos, sendo que 33 pessoas morreram com a doença. Em 2015, ninguém havia morrido de Chikungunya. A doença atingiu mais as mulheres, e 72 por cento dos casos foram em pessoas com idade entre 20 e 69 anos. Além disso, o Estado registrou 164 casos confirmados de Zika e 4 mortes relacionados à doença.

Mas e você? Tem feito a sua parte? Ajude também a não deixar que o mosquito se prolifere. Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde. Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.