RIO GRANDE DO NORTE: Burocracia pode comprometer ações da PF, acredita Vice-Diretor ADPF-RN

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os delegados de Polícia Federal estão em campanha pela autonomia administrativa e orçamentária da corporação, no Rio Grande do Norte. A autonomia da PF é prevista em projeto de Emenda Constitucional, a PEC 412, que aguarda para ser aprovado no Congresso Nacional. Para Vice-Diretor Regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, no Rio Grande do Norte, Santiago Gabriel Hounie, sem a autonomia prevista em Lei, as ações realizadas pela Polícia Federal de combate ao crime organizado, ao tráfico de drogas e a corrupção podem sofrer com interferências políticas. Ele conta que as investigações da PF sofrem atrasos e transtornos causados pela burocracia do governo Federal.
 
SONORA: vice-Diretor Regional da ADPF-RN, Santiago Gabriel Hounie
 
“Temos uma instituição que integra o poder Executivo e sofre dificuldade para realizar sua tarefa princípio, que é investigar. Por exemplo, quando há necessidade de efetuar deslocamento de 10 ou mais policiais, há a necessidade de solicitar autorização ao ministro da Justiça. Se, quisermos aumentar os quadros da Polícia Federal ou até repor os quadros, em razão das aposentadorias, há necessidade de pedir autorização do ministério do Planejamento”.
 
REPÓRTER: No Rio Grande do Norte, os delegados de Polícia Federal estão conversando com a população para explicar a necessidade da aprovação da PEC 412. O vice-Diretor Regional da ADPF-RN, Santiago Gabriel Hounie, lembra que quando a PEC 412 for aprovada, a burocracia que impede a agilidade das ações da PF vai acabar. Ele explica que, apenas para o cargo de delegado, há uma carência de cerca de 500 profissionais na corporação.
 
SONORA: vice-Diretor Regional da ADPF-RN, Santiago Gabriel Hounie
 
“Hoje, inclusive, há 500 cargos de delegado que estão vagos e o concurso não tem andamento, não tem seguimento por causa do ministério do Planejamento. O ministério do Planejamento não autorizou a realização de concurso público. São realidades que afetam a dinâmica da Polícia Federal, afetam o trabalho e obviamente, afetam o resultado”. 
 
REPÓRTER: Uma carta do povo brasileiro em favor da aprovação da PEC 412 está sendo assinada pela população em todos os estados. O documento já reuniu cerca de 400 mil assinaturas e está disponível na internet, no endereço adpf.org.br

 

Reportagem, Cristiano Carlos 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.