RIO DE JANEIRO: Vacinação contra febre amarela vai começar a acontecer em todas as cidades do estado no final do mês

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O Rio de Janeiro decidiu que – mesmo sem nenhum caso confirmado de febre amarela – vai ampliar a vacinação para todo o estado. O objetivo da medida é evitar que a doença tenha qualquer chance de se espalhar pelo território fluminense, ainda mais porque o estado faz divisa com cidades de Minas Gerais e do Espírito Santo, que são dois estados onde há casos confirmados da doença. A previsão é de que a imunização já seja intensificada a partir da última semana deste mês. O subsecretário de Vigilância em Saúde do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe, explica porque a Secretaria de Saúde do estado decidiu tomar essa decisão.
 
SONORA: Alexandre Chieppe, subsecretário de Vigilância em Saúde do Estado do Rio de Janeiro
“Agora, em função da confirmação de alguns casos de macacos em municípios de Minas Gerais que fazem fronteira com o estado do Rio de Janeiro, nós tomamos a decisão de ampliar para todo o estado. Até porque o estado do Rio de Janeiro é o único da região sudeste que não faz parte da área de recomendação de vacinação. Há um fluxo de recomendação de pessoas o tempo todo para os municípios desses estados. Então nós tomamos essa decisão até que possamos fazer uma estratégia de vacinação cautelosa, cuidados, sem que haja correria para os postos de vacinação”.
 
REPÓRTER: Mesmo antes da decisão de vacinar os moradores de todas as 92 cidades do Rio, 30 municípios já tinham uma recomendação temporária de aplicar as doses da vacina. Para reforçar as ações, o Ministério da Saúde vai encaminhar as doses conforme a Secretaria de Saúde do Rio for solicitando A estimativa da Secretaria de Saúde do Rio é que cerca de 1,5 milhão de pessoas sejam vacinadas a cada mês. O objetivo então, é que até o final do ano, 90 por cento da população do estado já esteja imunizada contra a doença, considerando todos os casos de contraindicações. O subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe, lembra que não vai faltar vacina para ninguém.
 
SONORA: Alexandre Chieppe, subsecretário de Vigilância em Saúde do Estado do Rio de Janeiro
“A vacina vai estar disponível ao longo do ano todo. E para as pessoas terem tranquilidade, é para procurarem os postos. A vacinação deve ser iniciada agora no final do mês e vai ficar disponível ao longo do ano todo”.
 
REPÓRTER: Ao todo, a secretaria de Saúde do Rio estima que serão necessárias 12 milhões de doses para vacinar toda a população do Rio. Para a primeira etapa, já foram solicitadas 3 milhões de doses ao Ministério da Saúde, que apoiou a o estado na decisão de distribuir doses para todas as cidades.  Para saber mais informações sobre a febre amarela, acesse o portal do Ministério da Saúde na internet, no site: www.saude.gov.br
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.