RIO DE JANEIRO: Itaperuna deve receber recursos para testes rápidos de gravidez

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

... 

 

REPÓRTER: Desde o início de março, as Unidades Básicas de Saúde do Rio de Janeiro disponibilizam testes rápidos de gravidez. O recurso para a ação foi repassado pelo Ministério da Saúde, que liberou um total de quatro milhões e oitocentos mil reais aos estados para custear os testes. Desse valor, o estado do Rio de Janeiro recebeu trezentos e setenta e três mil e novecentos reais. O dinheiro pago em parcela única foi distribuído com o objetivo de verificar o mais rápido possível se o feto foi contaminado pelo vírus Zika, que causa microcefalia em bebês.Um dos beneficiários, o município de Itaperuna registrou quatro mil e quatrocentos casos de dengue, febre chikungunya e  vírus Zika. Até agora, um bebê nasceu com microcefalia no município, mas a contaminação pelo vírus zika, ainda é investigada. Além disso, setenta e duas gestantes são acompanhadas por suspeita de zika. De acordo com o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, cerca de cinqüenta por cento das mulheres começam o pré-natal a partir da décima segunda semana de gestação. Para ele, a detecção rápida da gravidez tem muitas utilidades.

SONORA: Secretário de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame

Isso favorece o desenvolvimento da gestação, o cuidado da gestante durante esse período. E, agora, em tempos de zika, cria uma condição a mais de proteção para a mulher. Sabendo que está grávida ela vai tomar as medidas e precauções o m ai rápido porssível, usando roupas cumpridas, calça cumprida, sapato fechado. Enfim, se proteger do mosquito”.

REPÓRTER:  Também serão oferecidos testes rápidos de HIV e sífilis à mulher e ao parceiro dela. Mulheres de todas as idades que apresentem atraso menstrual igual ou superior a sete dias podem fazer o teste em qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde do país. A ideia é que os profissionais de saúde acompanhem a gravidez desde os primeiros dias de gestação. E que por meio do pré-natal, orientem sobre o planejamento familiar, identifiquem gestações de risco e doenças sexualmente transmissíveis. No último dia dezesseis, o Governo Federal já havia liberado dez milhões e novecentos mil reais para os estados com o objetivo de acelerar a conclusão dos exames para detectar o vírus zika no feto.  O ministro da Saúde, Marcelo Castro destacou a importância do investimento.

 SONORA: ministro da Saúde, Marcelo Castro 

“A gente vai facilitar e estimular que os casos de microcefalia notificados suspeitos possam ser submetidos de uma maneira mais célere aos exames necessários para serem confirmados como crianças microcefálicas ou como crianças normais. Em síntese, essa é a finalidade”. 

REPÓRTER: O vírus zika é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que também provoca dengue, e febre chikungunya.

Para acompanhar o controle do mosquito e ações de combate, acesse combateaedes.saude.gov.br

Reportagem, Ana Paula Oliveira.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.